TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro – Inducentro

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro – Inducentro[pic 1]

Núcleo: SÃO MIGUEL-Ce

Curso: PROEX PEDAGOGIA

Professor: JOSÉ RENÊ FELIPE DE ARAÚJO

Aluno: ARLETE DE ALMEIDA BARBOSA

Disciplina:

Sociologia da Educação

QUIXERAMOBIM-Ce.

2015.1

O homem que faz a sociedade ou a sociedade que faz o homem?

Essa pergunta tem como respostas “sim” para os dois, pois o homem criou as regras e crenças e por si a sociedade os impõe sobre as mesmas. Na educação não é diferente, pois desde séculos passados a educação era somente para pessoas com maiores poderes aquisitivas, enquanto os mais pobres não tinham acesso a educação e a cultura.

Nos dias de hoje a sociedade se divide em classes sendo que as mais “ricas” têm vantagem sobre os mais “pobres”. Mesmo em escolas publicas municipal ou estadual tem se a separação de grupos por situação financeira, por cultura e raciais, deixando claras as diferenças entre grupos. Vale mencionar que não só nas escolas estão essas diferenças, mais sim em todos os lugares como onde moramos, onde se divertimos e como também nas faculdades onde estamos buscando uma carreira profissional. A sociedade rotula a todos os indivíduos, ao mais pobre são marginalizados, ameaçado pela sociedade que impõe suas regras e leis sobre todos os indivíduos sendo que os mais ricos têm acesso a cultura, cinema e museus com facilidade, com educação com melhores educadores, com maior desempenho por estar em salas de aulas com menos alunos, com os melhores matérias didáticos, enquanto os pobre tem restrições a cultura, cinema, teatro e museus, por não ter condições financeiras para frenquentar, na educação tem que dividir a sala de aula com mais de 400 alunos, com materiais didáticos precários, educadores com péssima preparação para ensinar, sendo que existe a dificuldade de ingressar em uma universidade por causa de uma deficiência em sua educação ou muitas vezes por os pais não ter condições financeira.

Portanto para que isso mude a sociedade tem que se modificar totalmente, tendo oportunidades iguais para todos tanto em escolas, universidade, quanto a empregos e culturas. Comprova-se que nós e a sociedade temos que entender que somos todos iguais, temos os mesmos direitos independente de nossa cor, raça, religião ou de poder aquisitivo, só depois disso que a sociedade começa a ser igualitária pra todos os indivíduos, porém somos educados a rejeitar tudo que é diferente de nós, tudo que foge dos padrões que mitos tentam se adequar, só que muitos não conseguem e acabam se isolando da sociedade. Entretanto a sociedade não tem que ter padrão de beleza, moda educação e financeiros, pois somos todos diferentes e não somos de bonecos que se programa para seguir esses padrões que nos impões, devemos ser do jeito que queremos e podemos ser.

Assim, tomando em retrospectiva todas as análises aqui apresentadas, podemos chegar à conclusão que a resposta para a pergunta que se estabelece no título deste trabalho, (o homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?) depende muito sobre que ponto de vista se pretende orientar sua análise, visto que a Sociologia não se reduz a uma única e determinante perspectiva, apresentando-se como uma construção histórica, social e simbólica, compreendida na totalidade dos indivíduos e dos grupos sociais constituintes da sociedade, além da forma como ambos se socializam. Talvez, neste sentido, a resposta mais satisfatória, embora raça, seja: ambos se fazem, a partir das condições sociais, históricas, e culturais que cada sociedade tem a seu dispor, estabelecendo dessa forma uma complexa rede de relações com o intuito de perpetuar estruturas historicamente dadas e socialmente consolidadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com