TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitario UNA

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

MOTORES DE COMBustão interna

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitario UNA

relatório: componentes do mci

CURSO: Engenharia Mecânica        PROFESSOR: Leonardo Vinícius

AUTOR: REIS, Aline Araujo.

Resumo: A proposta deste relatório é apresentar o motor de combustão interna (MCI), suas classificações, componentes e ciclo Otto de funcionamento. Será explicitado conceitos fundamentais para o entendimento do MCI por revisões bibliográficas e classificação do motor obtidos através de medições na aula.

Palavras-chave – MCI, componentes, classificação, Otto.

1. INTRODUÇÃO

        O motor é a fonte de energia do automóvel. Para fazer esse motor funcionar, duas coisas são essenciais: o combustível e o oxigênio. Os dois juntos entram em combustão e a energia liberada nessa reação química é o que faz o carro se movimentar.

        A função de um motor de combustão interna é gerar potência (sob a forma de torque e frequência angular) em um eixo, chamado virabrequim, de forma a movimentar outros subsistemas de um veículo ou equipamento mecânico e, para tanto, utiliza como fonte de energia a explosão controlada de combustíveis.

Este relatório tem por objetivo apresentar as funções e características básicas de um motor de combustão interna, explicar o ciclo de funcionamento de Otto, apresentar medições de alguns componentes e caracterizar o motor.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Motores de combustão interna

Segundo Magalhães e Feitas (2009), o motor de combustão interna (MCI) é uma máquina térmica uma vez que produz calor no interior do próprio motor. Conforme Geraldo (2005), a  transformação de energia calorífera resultante da queima ou da explosão de uma mistura de ar – combustível é feita no interior de um dos órgãos da maquina, a câmara de explosão. Podem ser a gás, a gasolina, a álcool, a diesel, a metanol, a benzina, etc. Desses todos, os mais usados são os a gasolina, álcool e diesel.

2.2 Principais componentes do MCI

        O bloco é a maior parte do motor e sustenta todas as outras partes. Nele estão contidos os cilindros, geralmente em linha nos motores de tratores de rodas. São normalmente construídos de ferro fundido, mas a este podem ser adicionados outros elementos para melhorar suas propriedades (UFPEL, 2013).

[pic 1]

Imagem 1: Bloco

Fonte: UFPEL, 2013.

        O cabeçote fecha o bloco na sua parte superior. Sua união ao bloco é feita por meio de parafusos e uma junta de vedação de cobre asbesto, que veda os gases de combustão, o óleo e a água. Apresenta na sua parte inferior parte da câmara de combustão, orifícios para o alojamento das válvulas, bicos injetores e canais de admissão, de escape, para a água de arrefecimento e para óleo lubrificante (POTTIE E FERREIRA, 2009).

[pic 2]

Imagem 2: Cabeçote

Fonte: UFPEL, 2013.

O cárter é um recipiente que protege e assegura a lubrificação de determinados mecanismos do motor. Dependendo do tipo de motor em que se encontra, a sua função é diferente. Em motores a quatro tempos, o cárter assegura a lubrificação das partes móveis do motor, na medida em que é onde se encontra o óleo usado para a lubrificação. Também constitui o envolvimento da cambota, sendo dividido, por vezes, em cárter inferior e superior, respectivamente. Por outro lado, em motores a dois tempos, o óleo não é armazenado no cárter, sendo misturado com o combustível e o ar (LIMA E SOARES, 2009).

[pic 3]

Imagem 3: Cárter

Fonte: UFPEL, 2013.

Os cilindros são responsáveis por proporcionar movimento do pistão, indispensável ao trabalho dos motores. De acordo com especialistas, a potência que existe na estrutura da motorização se relaciona de forma direta aos cilindros. Para conhecer o motor do carro é preciso saber que: quanto mais cilindradas, maior a potencialidade (PLANTIER, 2014).

[pic 4]

Imagem 4: Cilindros

Fonte: PLANTIER, 2014

O pistão (êmbolo) é a parte do motor que recebe o movimento de expansão dos gases. Normalmente, é feito de ligas de alumínio e tem um formato aproximadamente cilíndrico. No pistão encontram-se os anéis de vedação que estão mais próximos da parte superior (cabeça) do pistão e os anéis de lubrificação que estão localizados na parte inferior do pistão e têm a finalidade de lubrificar as paredes do cilindro. O pistão liga-se à biela através de um pino. O pino é normalmente fabricado de aço cementado (UFPEL, 2013).

[pic 5]

Imagem 5: Pistão

Fonte: PLANTIER, 2014

A biela é uma haste que liga o pistão ao eixo. Ele pode rodar em ambas as extremidades de modo que o seu ângulo pode mudar como os movimentos do pistão, rodando o eixo. Sua função é transformar o movimento retilíneo alternado do êmbolo em movimento circular contínuo na árvore de manivelas (POTTIE E FERREIRA, 2009).

[pic 6]

Imagem 6: Biela

Fonte: UFPEL, 2013.

        O virabrequim ou árvore de manivelas é responsável por administrar os movimentos do pistão. Dentro da câmara de combustão, quando acontece queima de combustível, os gases empurram o pistão, que por sua vez, fica ligado à árvore da manivela, ou, virabrequim. Em ressumo, os virabrequins transformam o movimento alternado dos pistões em rotação, transmitindo energia de modo direto às rodas. Este trabalho ocorre junto aos mancais fixos, presentes no bloco do motor (PLANTIER, 2014).

[pic 7]

Imagem 7: Virabrequim

Fonte: UFPEL, 2013.

O volante do motor é constituído por uma massa de ferro fundido e é fixado no virabrequim. Acumula a energia cinética, propiciando uma velocidade angular uniforme no eixo de transmissão do motor. O volante absorve energia durante o tempo útil de cada pistão (expansão devido à explosão do combustível), liberando-a nos outros tempos do ciclo (quando cada pistão não está no tempo de potência), concorrendo com isso para reduzir os efeitos de variação do tempo do motor (UFPEL, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (608.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com