TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Filosofia

Por:   •  15/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Filosofia

A definação especifica e precisa da palavra filosofia é difícil, pois qualquer tentativa de formulção poderia induzir a erros. Sendo assim a melhor maneira de se estudar a fliosofia não é buscando uma definição, porque nenhuma definição engloba todo o campo da filosofia.

A junção de dois termos gregos formam a palavra filosofia, sendo o sentido da palavra Filosofia o amor à sabedoria ou amor pelo saber. Sendo assim a filosofia não é aquela que detém o saber, mas que  busca a sabedoria e o desejo pelo saber.

Porém, a filosofia não é apenas razão, ela é a busca da verdade.

A filosofia nos leva a uma inquietação, uma atitude, a um propósito ou um posicionamento diante do mundo e da vida. Levando assim a pessoa a uma série de indagações e reflexões e a não aceitação do óbvio.

A filosofia surgiu durante o século VI a.C., na Grécia antiga.

Os primeiros questionamentos feitos pelos primeiros filósofos foram sobre a existência humana e do Universo. No início da filosofia, o filosofo era o estudioso de todas as ciências do conhecimento humano.

Por muito tempo, a flosofia continuou abrangendo todas as ciências, e só a partir do século XVI que as coisas começaram a mudar, e as ciências do conhecimento humano começaram a se dividir e ser organizadas por áreas.

Assim cada ciência passou a cuidar de determinados assuntos e o conhecimento passou a ser fragmentado.

Um dos principais campo da filosofia é o questionamento, pois através do questionamento pensamos e refletimos sobre os possíveis resultados que uma determinada ação pode provocar.

Na filosofia, todas as “verdades” podem ser submetidas á duvida, pois toda “verdade” é questionável. Na filosofia, não existe uma verdade inquestionável, assim até os pensamentos dos filosofos podem ser questionados

Essse processo de questionar nos leva ao  entendimento mais amplo sobre o fato, ampliando nossa visão sobre uma situação.

Ao nos depararmos com uma situação inesperada, ficamos admirados e espantado com tal situação. Essa admiração que é o início do ato de filosofar, pois nos leva a perceber que somos ignorantes naquele determinado assunto, proporcionando o questionamento a respeito desse assunto.

Porém, ao se deparar com uma situação inesperada, a pessoa simplesmente ficar passivo diante da situação tal como ela é, isso simplesmente não é o ato de filosofar e sim uma atitude de alienação. Pois é preciso atitude e coragem para filosofar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com