TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao pensamento filosofico

Por:   •  26/2/2016  •  Exam  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]                    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Campus Poços de Caldas

Curso:                                                                                                                                         Período:

Disciplina:                                Professor:                                Data:

                     Aluno/a (s):

                                             

                                

    Atividade de estudo de texto: Antropologia Filosófica

OLIVEIRA,A.S.Antropologia Filosófica.In: OLIVEIRA, Admardo S. de et al. Introdução ao pensamento filosofico. São Paulo: Loyola, 1981.

  1. As perguntas sugeridas pelo autor do texto são complexas e suas respostas precisam de um certo aprofundamento. Assim como há a necessidade de avaliar alguns pontos de vista sobre a natureza humana e também se esta pode ser considerada real.

        A primeira pergunta é ‘O que é o Homem’. Então, tendo em vista uma visão superficial e resumida o Homem pode ser descrito como um ser que é capaz de refletir, questionar, decidir. É um animal complexo, multifacetado, e individual, sendo que cada um pode reagir de maneiras diferentes mesmo quando vivem a mesma experiência de vida, o que explica que cada homem apresenta uma identidade própria. Ele pode usar o pensamento e o raciocínio para trazer algumas memórias de coisas e sempre se aperfeiçoar no meio em que vive e assim compreender e assim garantir um avanço se comparado a seus descendentes.
        O ser humano é igual em alguns pontos a vários seres presentes na natureza, porém ele difere em vários aspectos do resto dos animais, sendo essas diferenças características físicas, mental, ou moral. Dentre essas diferenças a que mais se destaca talvez seja a maneira de pensar racionalmente e apresentar ética em seu comportamento.

        Dizer que os homens são irmãos e iguais, é dizer que estes apresentam características semelhantes. Por mais que seu comportamento, ou algumas características físicas diferenciem os humanos dos outros, somos todos iguais na base.

A natureza humana seria o que condiciona os seres humanos a serem diferentes de outros seres vivos. Porém essa é a questão de mais complexidade, pois existem no mundo milhares de formas de se moldar a essência de cada um enquanto são expostos a estas.(como o ambiente, evolução, criação, e há alguns impulsos), então pode ser dessas formas cada um se molda um pouco diferente dos outros. Porem todos temos a ‘base’ para chegarmos onde o outro está, e ai existe a essência.

2)
        

  1. Identificar e explicar mediante compreensão própria, os quatro aspectos que o autor considera como relacionados às discussões sobre a natureza humana e sua essência.

  1. A partir de opinião própria, o que constitui a essência humana?
  1. A) Expor como se fundamentam as diferentes visões sobre o ser humano, ou seja, enquanto visão racional (filosófica), visão religiosa, visão científica.

B) É possível conciliar ou preservar o diálogo ente estas diferentes visões/concepções? Justificar.

  1. Observando o que diz o behaviorismo , como tal vertente interpreta o ser humano e qual a opinião de   vocês a respeito?

  1. A) Após analisar os dez pontos que o texto apresenta para caracterizar o ser humano, a que conclusões se podem chegar sobre quem é o ser humano, considerando os aspectos gerais ressaltados e outras conclusões daí possíveis?

B) Ainda em torno dos dez pontos apontados pelo autor como componentes e diferenciadores da existência humana no mundo, destaque e analise dois desses pontos que podem ser considerados como praticados satisfatoriamente no contexto humano e social da atualidade e dois aspectos que poderíamos considerar como  falhos ou ausentes no atual modo de vida.

C) Indicar pelo menos um aspecto além dos dez pontos levantados, que poderia ser acrescentado como essencial ao ser humano. Comentar a respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (188.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com