TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Por:   •  3/2/2017  •  Artigo  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Maíra Matias de Azevedo

LABORATÓRIO FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA – PROF. DR. HOMERO LIMA

PLANO DE AULA

 

Assunto:

Breve apresentação da ética e da moral pelos filosofos Hegel e Foucault

Relações entre conhecimento e ética em Nietzsche

Turma:

2ª série do Ensino Médio

Duração:

40/50min

Objetivos:

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto.

Estimular o pensamento intuitivo do aluno trazendo situações cotidianas abordadas no assunto. Discutir a relação entre conhecimento e ética na visão Nietzscheana que não se restringe apenas ao pensamento lógico e racional.

Fazer comparações com o pensamento de mais alguns filósofos contemporâneos vindos anteriormente a Nietzsche e por em questão suas ideias.

Recursos:

Caneta piloto/quadro branco

Fixas resumo divido em tópicos com breves explicações acerca do conhecimento da ética e da moral em Nietzsche.

Fixas resumo com a bibliografia dos filósofos abordados

Metodologia:

A aula será dada de maneira que os alunos deem suas opiniões mostrando nas mais diversas situações cotidianas, exemplos de como a ética de Nietzsche poderia ser aplicada. Sendo dividida em dois momentos, o primeiro trazendo no quadro uma rápida bibliografia sobre os filósofos a serem abordados, o segundo momento, após a também apresentação do problema da ética, a sala será reorganizada em semi circulo para o momento de debate trazendo as duvidas e também os alunos farão as comparações em suas situações diárias junto com o assunto dado.

Avaliação:

Ao final da aula, será entregue uma lista com algumas questões que deverão ser trazidas (na aula seguinte) já respondidas, valendo uma pontuação de zero a dois pontos para ser somado na nota geral ao fim da unidade.

        
“ 1) Explique a diferença entre ética e moral./2) a. Disserte sobre as diferenças do pensamento ético entre Hegel e Nietzsche.- B. Disserte sobre as diferenças do pensamento ético e moral entre Nietzsche e Foucault. 3)Como saber qual a escolha correta em um cotidiano cujos valores de verdade, beleza e bem são relativos? Em que não há mais referências que balizem julgamentos sobre o bem e o mal?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »