TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS

Trabalho Escolar: LIBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia educacional é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise dos sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas à pedagogia. O seu objetivo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, propiciando, por meio do ensino, o amadurecimento da pessoa, a fim de ajudar o ser humano a pensar e a organizar as questões e propor soluções para os desafios encontrados na prática educacional democratica em um mundo civilizado. (SAVIANI, 2000, p.49)

Na filosofia educacional para os surdos, destacam-se três correntes que produziram muitas formas de se trabalhar com o aluno surdo. São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

O Oralismo visa integrar a criança surda à comunidade ouvinte, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral e restringindo esta língua como única maneira de comunicação dos surdos, rejeitando qualquer forma de gestualização, bem como as línguas de sinais.

De acordo com Goldfield (1997), o Oralismo concebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada por meio da estimulação auditiva que possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria a criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte, desenvolvendo sua personalidade como a de alguém que ouve. Isto significa que o objetivo do Oralismo é fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade.

A educação oral requer um esforço total por parte da criança, da família e da escola. De acordo com os seus defensores, para se obter um bom resultado, é necessário:

- Envolvimento e dedicação das pessoas que convivem com a criança no trabalho de reabilitação todas as horas do dia e todos os dias do ano;

- Início da reabilitação o mais precocemente possível, ou seja, deve começar quando a criança nasce ou quando se descobre a deficiência;

- Não oferecer qualquer meio de comunicação que não seja a modalidade oral. O uso da língua de sinais tornará impossível o desenvolvimento de hábitos orais corretos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com