TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites e Possibilidades da Razão Humana

Por:   •  1/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.504 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de filosofia: ser ou não ser? Filosofia kantiana

 

                             Limites e Possibilidades da Razão Humana

     

                 Segundo Kant, filósofo que viveu no século XVIII, o conhecimento nasce da experiência que o mundo fornece a cada indivíduo. Portanto, o que é possível conhecer? Qual o limite do conhecimento humano? É o que ele tenta esclarecer.

                 Toda experiência adquirida pelos indivíduos passa por um filtro. Este, que faz com que a visão do mundo seja vista a partir do momento em que passou pelo mesmo. A percepção humana é como uma lente fotográfica, que enquadra e delimita a realidade.

                 Para Kant, todos os pensamentos gerados e sensações sentidas pelos seres, passam pelos 5 sentidos e pelo sistema nervoso central. Que faz dos mesmos, serem um aparelho de sensações que determinam a forma como percebem a realidade. O que os levam a razão.

               Como o espaço e o tempo não existem fora dos indivíduos, estam em suas consciências, a ordem que os mesmos dão ao mundo é produto da razão. Que comparada a uma foto, a razão produz recortes da realidade. A capacidade de percepção dos indivíduos é sempre limitada. Kant acreditava, que não se podia conhecer tudo. Apenas o que pode ser captado pelo alcance dos sentidos, como ouvir, sentir, perceber.

              Porém, até onde a percepção humana conseguirá trazer o conhecimento? Tem coisas que até mesmo estudando, pesquisando, não se pode dizer que a resposta é completamente correta. Como a questão do infinito e finito, da dimensão do universo, quantos planetas existem, existe vida em outro planeta além do que se sabe?

           As respostas para estas perguntas estão além do que a razão pode concretizar, nunca será possível como as coisas são na realidade, pois na verdade só se pode ter certeza do que é permitido ser visto concretamente. Mas, como ele mesmo dizia “ousa, atreva-te, a saber”.

Hellen Freitas

T:2l med   n:13

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com