TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARXISMO, A ALIENAÇÃO E O TEMPO HISTÓRICO DA BARBÁRIE SOCIAL DO CAPITAL

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Pró-Reitoria de Graduação

Curso de Enfermagem

Resumo

[pic 4]

[pic 5]

FRANCILENE TRAJANO DA SILVA

MAT. UC14200812

MARXISMO, A ALIENAÇÃO E O TEMPO HISTÓRICO DA BARBÁRIE SOCIAL DO CAPITAL

Resumo apresentado ao Curso de Enfermagem com requisito parcial da disciplina Introdução ao Ensino Superior.

Prof.: Marcos Félix G. de Carvalho

Brasília

2014.

MARXISMO, A ALIENAÇÃO E O TEMPO HISTÓRICO DA BARBÁRIE SOCIAL DO CAPITAL

No Brasil, as investigações marxistas sobre a alienação não são apenas escassas, mas necessitadas de imaginação dialética, o que impede a problematização dos pressupostos marxianos originários, tendo em vista as novas condições históricas de vigência radical do fetichismo da mercadoria.

A teoria do fetichismo é implicada na apreensão concreta das novas formas de alienação/estranhamento e se tornou um ponto crucial da investigação marxista de hoje. É um tema com o intuito de levar a uma reflexão necessária sobre as possibilidades históricas da emancipação humana nas condições da barbárie social.

A ideia meszariana da centralidade da autotranscendência positiva da alienação na reflexão de Marx, leva a pensar que a classe social implica efetivamente consciência de classe no sentido de consciência como pressuposto da Aufhebung. Desse modo, teríamos a seguinte equação ontológica, onde o sinal de igualdade significa implicação necessariamente pressuposta: Aufhebung = consciência (de classe) = classe (sujeito coletivo que nega - aliás, nega e supera, o sentido da autotranscendência positiva).      (ALVES, 2013, p. 58).

Com relação à proletariedade, “não é a sua condição que constitui o lugar da classe social do proletariado, mas sim o movimento de "negação e supressão da autoalienação do trabalho", em sua dimensão contingente ou dimensão necessária”. (ALVES, 2013, p. 58).

A autotranscendência está relacionada à própria ação do alienado, que como bem afirma Alves (2013), os próprios trabalhadores assalariados devem buscar se superarem, e não os partidos, governos ou sindicatos, pois nenhuma promove a emancipação do homem que trabalha.

Já autotranscendência "positiva" no sentido de se propor uma alternativa positiva à alienação, construindo assim um sociometabolismo ao sistema social da alienação, baseado na propriedade privada dos meios de produção e na hierarquia social do trabalho.

O problema de transição, é um problema de condições materiais de existência capaz de tornar os homens mais socializados, o material implica na condição de sujeito humano, capaz de fazer com que ele se autotransceda positivamente na alienação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (99 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com