TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macrometrópole - Atividade de aprofundamaento de Sociologia

Por:   •  13/10/2015  •  Dissertação  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

A “mancha” dos problemas

De uns tempos para cá, estamos vivenciando um aumento populacional extremamente significativo nos centros urbanos considerados de maior importância. Pessoas que saem de áreas rurais ou de outras cidades menores e vão para as cidades seja em busca de uma condição de vida melhor, emprego, renda, escolas para os filhos e talvez em busca de uma “comodidade”.

    O fato de todos generalizarem o pensamento em relação as melhores condições aos centros urbanos,  tanto no setor econômico, quanto na produção de renda do país, leva a um aumento na população dessas grandes cidades, que já não aparenta ser pequena. Claro que, esse processo de crescimento populacional  não ocorre de um dia para o outro, tudo é contado através das décadas, calculando-se valores sem muitas margens de erro.

   A partir do momento em que temos expansão de uma cidade por conta do contigente de pessoas, e ela abrange varias metrópoles e forma uma grande “mancha”, podemos dar um nome para generalizar toda essa abrangência, aí é que surge as macrometrópoles ( uma das mais importantes e maiores aglomerações da atualidade).

  A macrometrópole apresenta grandes fluxos de pessoas, mercadorias e forte ligação econômica;  o que atrair muitas pessoas para procura de emprego.

Como é de se esperar, a macrometrópole irá apresentar um sítio imenso de problemas sociais envolvendo pessoas, moradia, crimes, renda, saneamento básico e etc. Tudo isso porque há uma alta quantidade de pessoas em um lugar apenas, e nem todos tem a mesma sorte de se dar bem como alguns, o que acaba abaixando a expectativa de quem migrou de seu lugar de origem para melhorar a condição de vida.

Os indivíduos , na maioria das vezes não tem onde morar, ou então não possuem condições  de pagar e/ou comprar uma moradia digna para viver, o que acarreta a formação de moradias nas áreas periféricas das macrometrópoles (  as famosas favelas). As vezes o migrador pode até trabalhar, porém com o alto custo de vida o seu salário não atende todas as necessidades de sua família, entrando no problema da questão renda. A falta de emprego, pode levar alguns a optar por crimes para conseguir dinheiro, colocando em risco a vida dos moradores.

Retornando ao assunto citado sobre as moradias periféricas, podemos salientar também a falta de planejamento e saneamento básico, trazendo muitas patologias para a população local. Esses são alguns dos problemas encontrados nessas gigantescas cidades.

Outro assunto intrigante que podemos e devemos abordar é o da cidade em si, aos meios de locomoção, o trânsito . Responsável por kilometros de engarrafamentos ele também faz parte da vida de um morador de uma macrometrópole ( com uma frota gigantesca de veículos automotores).

O meio ambiente é um vítima de tudo isso, já que é tão agredido pela emissão de gases poluentes, por indústrias, carros, escoamento de esgotos urbano e industial nos principais rios, a poluição do solo; mediado por lixões a céu aberto , que também contaminam os manaciais freáticos de água , entre outros.

Como vimos , podemos concluir que as macrometrópoles vai muito além de números populacionais. São diversos fatores que são relacionados, ligados ao outro como elo de uma corrente que gera problemas e consequências que são pagos por todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com