TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky

Seminário: Vygotsky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Seminário  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens/ilustrações/fotografia

Vygotsky - breve biografia:

Lev Semenovich Vygotsky Nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia.

Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.

Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.

Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado. Vygotsky – contribuições teóricas

• Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão desde neuropsicologia até criticas literárias, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.

• A experiência vivida na formação de professores levou-o ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de deficiências congênitas e adquiridas, a exemplo da afasia.

• Vygotsky atuou intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.

Piaget – breve biografia

Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX

Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação.

Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana.

Morreu aos 16 de setembro de 1980 (84 anos)

Piaget – contribuições teóricas

• Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia

• Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais.

• As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

Função educacional da ludicidade: Toda criança precisa aprender a brincar para se expressar e se comunicar. Cabe à escola e outros centros culturais ensinarem tais brincadeiras. Há um imenso repertório de cultura sobre o brincar, representando a diversidade cultural do país, que não deve ser esquecida.

Khsimoto (1996) – contribuições

Pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação, tem vários livros publicados sobre assuntos relacionados a jogos, brincadeiras e educação infantil.

Produz materiais pedagógicos destinados a professores e a comunidade em geral, para educação de crianças cegas (Braille virtual, lupa), organiza e mantém curso à distância para formar profissionais para atuar em brinquedotecas e disponibiliza, gratuitamente , materiais digitais para os interessados na ludicidade. Khsimoto – definições importantes

• Jogo Os jogos eletrônicos são jogos iguais aos outros. Aprender a usar essa nova ferramenta dos tempos atuais é essencial. Assim como as crianças nos tempos passados aprenderam a usar o rádio, o telefone e a televisão, que hoje fazem parte do repertório de brinquedos, o mundo digital é a nova ferramenta do ser humano. Brinquedos da era digital são importantes para a emergência dessa nova forma de letramento.

• Brinquedo A criança tem direito a qualquer brinquedo independente de seu sexo, etnia ou classe social.

• Brincadeiras A criança e todo ser vivo precisam do movimento para viver, expressar e se comunicar. Aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos.

ETAPA 1 (passo 3)

Análise da imagem e identificação de jogos e brincadeiras

Jogos identificados Brincadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com