TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Anarquismo Na Filosofia

Por:   •  15/2/2017  •  Dissertação  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Anarquismo

Baseado no Texto 6

Muitos debatem sobre a real validade de uma sociedade baseada na anarquia e se ela realmente é possível. Russeau defendia a necessidade de um estado, mesmo acreditando na inocência como a verdadeira essência do homem. A anarquia é em si baseada no conceito de cooperação difundido entre os seus participantes e visa um meio de produção onde todos consigam progredir junto com o seu grupo sem a necessidade de um estado ou um líder. O estado segundo os preceitos anárquicos criava a disparidade entre os indivíduos e infligia a desigualdade num grupo, o que muitas vezes observando através da história é verdade.

Anarquia se afirma que num futuro próximo onde o ser humano estivesse com uma moral propriamente concreta e aperfeiçoada ele poderia construir a sociedade através dos meios de igualdade sem os elos do estado, usufruindo apenas de meios cooperativos e sem retomar os instintos agressivos.

Entretanto na sociedade anárquica existe de certa forma alguns fatores que podem prejudicar ou até mesmo invalidar a sua formação. Por exemplo a existência de membros na sociedade que se recusassem a cooperar com os outros, sem a força coercitiva do estado esses membros iriam ser um estorvo para os restantes. A cooperação dependente da sociedade anarquista é algo que se mantém através de uma fina linha que é cuidada por todos os elementos presentes naquele grupo. Para nos basearmos nisso é só parar para pensar em como reagiria este tipo de sociedade caso fosse afligida pela decorrência de uma guerra, muitos dos componentes se negariam a fazer parte do fronte em prol do seu individual e não da sua sociedade. Numa sociedade baseada em estado dificilmente isso ocorreria perante o poder coercitivo exercido pelo estado.

No decorrer do tempo a sociedade anarquista também teria que admitir a aceitação dos conselhos e ensinamentos de membros que se destaquem em certas áreas de produção. Para que haja uma eficiência maior teriam que aceitar que alguns membros têm maior facilidade em algumas atividades que outros membros e seus ensinamentos fariam a diferença naquela área.

Porém todas as ações citadas acima foram em casos de formação de sociedade anárquica no nosso mundo atual, mas olhando de uma forma duradoura todos os agentes egoístas com o passar do tempo acabariam adquirindo um pensamento coletivo em prol do grupo. A Anarquia de certa forma beira algo utópico, ainda assim não sendo realmente realizado ou feito uma tentativa de concretizar essa ideia ou essa forma de governo em nosso mundo (o que de certa forma seria inviável).

A filosofia desenvolvida por este tipo de pensamento e a contestação da necessidade e essência do estado é um elemento muito além dos tempos atuais. O ser humano ainda não tem a capacidade de se manter de forma cooperativa com o cenário mundial atual. Ainda assim há a possibilidade de nós nunca podermos chegar a anarquia com o forte desenvolvimento do capitalismo ou qualquer outro estado vindouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com