TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Justiça

Por:   •  25/8/2021  •  Dissertação  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual da Paraíba – Campus I

Nome: Vanderlei Bernardo Dias

Curso: Filosofia

Disciplina: Ética I

Professora: Gilmara Coutinho

Turma: 2019.1

Dissertação

      Platão desde o livro I da República aborda um diálogo que busca definir o conceito de justiça, do qual se torna, mas evidente no livro IV, conceito esse que vamos percebendo, envolve todo o comportamento do ser humano dentro de uma “cidade ideal”. Para Platão o homem em si e em suas diversas categorias deve procurar um bem maior e para se atingir este bem o homem necessita viver na "cidade ideal" projetada pelo filósofo. Para o êxito dessa cidade, os homens que nela habitam deve ser divididas em classes, que consequentemente devem estar em harmonia e ligadas umas às outras. Para Platão os habitantes dessa cidade devem ser felizes e o homem mais feliz é o justo, ele vai ensinar que para se conseguir a felicidade deve-se abandonar os prazeres e as riquezas e passar a dedicar-se à prática das virtudes. Vamos enxergando que ele coloca os conceitos de felicidade e de justiça lado a lado.

        Dentro dessa visão e definição do homem justo, ele vai nos mostrar que a “cidade ideal” deve ser governada e confiada aos mais inteligentes, ou seja, aos filósofos. Definindo assim que "é preciso que os filósofos se tornem reis, e que os reis se tornem filósofos". Ele analisa dessa forma como seria o comportamento do homem justo e do homem injusto para descrever quais seriam as suas virtudes; como também as faculdades da alma, visando determinar uma postura que vai encaminhar o homem para o encontro da sua felicidade. Vemos então que a justiça para Platão é a base para todas as virtudes, mostrando que o sábio é uma pessoa de virtudes e consequentemente esse sábio deve por excelência ser alguém justo. Diante disso é preciso lembrar que no mesmo diálogo Platão apresenta a alma humana como possuidora de três virtudes e três faculdades, sendo as virtudes: a temperança, a coragem e a sabedoria, sendo que a justiça é a base dessas três virtudes e as três faculdades: apetitiva,  irascível e racional; buscando dessa forma trazer equilíbrio e harmonia entre as virtudes e as faculdades da alma, tendo como fundamento a justiça.

        Por fim analisamos que ainda hoje esse conceito de justiça tem e teria, se ele fosse abraçado de verdade por aqueles que governam, uma função fundamental dentro de uma organização política e social de um Estado, pena que principalmente nos dias atuais muito se fala e pouco se pratica dentro dessa perspectiva platônica do conceito de justiça. Vivemos em uma sociedade hipócrita em que aqueles que governam vivem bem, comem bem, dormem bem praticando a injustiça; enquanto que aqueles buscam nas suas limitações praticar a justiça não vivem bem, não dormem bem e não comem bem, trazendo assim o desequilíbrio e desarmonia dentro daquela perspectiva de Platão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com