TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dogmatismo e criticismo

Por:   •  18/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 2

Dogmatismo:

É a possibilidade do homem de conhecer verdade absoluta, confiar e se submeter a essa verdade sem questionamentos. O termo dogma é compreendido como relativo a uma doutrina, fundada em princípios.

Descartes pretendia evitar o uso do dogmatismo, porém, Kant opõe o dogmatismo ao criticismo. Augusto Comte define o dogmatismo como o estado normal da mente humana, como se o homem necessitasse de algo para confiar e assim viver utilizando sempre de uma crença. Para ele o ceticismo só poderia ser utilizado em um momento de crise, como necessidade de passar de uma crença pra outra.

O dogmatismo deve ser entendido como um dos meios que se utiliza para chegar a uma resposta.

Ceticismo:

O ceticismo consiste numa atitude duvidosa, mesmo a respeito de opiniões emitidas no recinto das relações baseadas em experiências. Essa atitude sempre prevalece no ceticismo, mesmo quando são enunciados juízos sobre algo de maneira provisória, sujeitos a desaprovar à testes mais “confiáveis”.

Ou seja, o ceticismo se distingue das outras correntes por causa de sua posição de desconfiança em relação às coisas.

O ceticismo prático é quando se nega absolutamente a crença ou parte do fenômeno em sai sua impossibilidade de manifestar na complexidade da realidade.

Conhecer nesse aspecto é como não saber, é projetar o que não sabe numa análise a transformando como verdade, tornando-a na prática apenas uma ilusão.

Criticismo:

É a teoria ou doutrina que desenvolve uma investigação acerca das possibilidades do conhecimento, tendo em conta as suas fontes e as suas limitações. Embora o criticismo esteja associado a Kant, existem outras classes de criticismo.

o criticismo de Kant repre¬senta uma manifestação particular do criticismo. A aceitação do criticismo geral nada significa reconhecer a teoria do conhecimento como disci¬plina filosófica autônoma e fundamental. Seria, de fato, uma contradição alguém querer assegurar a possibili¬dade do conhecimento pela via do conhecimento.

De acordo com o criticismo, pode-se dizer que tudo aquilo que está na inteligência é resultante da experiência dos sentidos, conhecemos algo quando são aplicadas faculdades intelectuais no objeto do conhecimento: o que se conhece dessa forma tem sua origem no objeto conhecido mas também por estruturas compostas pelas formas de percepção ou razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com