TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTRUTURALISMO NA FILOSOFIA

Por:   •  4/11/2022  •  Ensaio  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

As duas primeiras grandes escolas da psicologia eram conhecidas como Estruturalismo e Funcionalismo.  Fortuitamente, essas duas escolas de pensamento perderam o domínio na psicologia, sendo substituídas pelo behaviorismo, psicanálise e humanismo, no início do meio século XX.

 ESTRUTURALISMO - Wilhelm Wundt -Tichener

 O estruturalismo foi a primeira escola de psicologia com foco em quebrar processos mentais para os componentes mais básicos. Através de um método básico chamado “introspecção”, os pesquisadores tentaram compreender os elementos básicos de consciência.

 Edward B. Titchener, aluno de Wilhelm Wundt fundador do primeiro laboratório de psicologia, foi o primeiro a cunhar o termo para descrever o estruturalismo.  Enquanto o trabalho de Wundt ajudou a estabelecer a psicologia como uma ciência separada e contribuiu com métodos para a psicologia experimental, o próprio Wundt se refere à sua visão da psicologia como o voluntariado e suas teorias tendem a ser muito mais holísticas do que as ideias que Titchener posteriormente introduzidas nos Estados Unidos.

 O desenvolvimento do estruturalismo de Titchener ajudou a estabelecer a primeira “Escola” da psicologia, mas o próprio estruturalismo não durou muito além da morte de Titchener.  Os métodos experimentais utilizados para estudar as estruturas da mente eram muito subjetivos e o uso de introspecção levou a uma falta de confihabilidade nos resultados.

[pic 1]  Os críticos argumentam que o estruturalismo estava muito preocupado com o comportamento interno que não é diferentemente observado e não pode ser medido com precisão.

O funcionamento influenciou as teorias que se tinha sobre a mente humana, onde buscava entender a mente e o comportamento para que fosse possível nos adaptar ao meio ambiente, o funcionalismo influenciou o behaviorismo, com o pensamento de buscar entender como funciona objeto estudado, começaram a estudar o comportamento do homem.

 Darwin foi influenciado pelo funcionalismo, a parti dos seus estudos sobre a evolução, Wiliam James também teve influência no funcionalismo, ele que fundou o pensamento “o que fazem o homem e por que fazem” criou o conceito luxo da consciência o funcionalismo contribuiu para a psicologia ser uma ciência útil e aplicada nas vidas das pessoas, influencio na psicologia dinâmica, que seria o entendimento da mente, como ela aprende, o que leva as pessoas a sentirem e agir, de tal forma.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com