TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grande Desafio Filme

Por:   •  27/5/2021  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

O Grande desafio

"Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança, desde que me tornei homem, eliminei as coisas de crianças" (1Cor 13 11).

É na educação que vejo a saída da ignorância e da precariedade que assola a humanidade. Educação não significa inteligência nem tão pouco sucesso.

No filme o Grande Desafio, expõe a década de 30 no Estado do Texas no sul dos Estados Unidos. É um recorte no tempo. Os horrores do racismo são retratados de forma real, mas irracional. O que se vê é:  injustiça e intolerância desacerbada.

O fim da escravidão se deu em 1865, e muito pouco acrescentou para que 1935, o racismo aos afros descendentes transgredisse todos os fundamentos de uma sociedade. Minuciosamente observo o quanto o indivíduo afro descedente sofreu independentemente da sua cultura, é só prestar atenção no episódio do "porco" , ali havia o Dr. James (negro) e mesmo assim foi humilhado. Como também no momento da prisão do professor Tolson, o mesmo Dr. James se apresenta junto com outro advogado, mas pouco resolveriam o problema de forma legal, se o povo unido não gritasse para solta-lo.

O filme é uma inspiração para nunca desistirmos das nossas lutas. O feito histórico alcançado em Harvard  por James Jr., Samantha, Lowe e Tolson, não aboliu até hoje a intolerância e a injustiça social.  

É um recorte no tempo, sim! Nos dias de hoje a humanidade vive em desigualdade sem precedente. A fé me conforta, a dúvida me livra da soberba. Mas acredito que a sociedade humana não encontrou uma forma de governo que venha ao encontro da necessidade básica da vida.

Há tiranos de esquerda e direita, como também acéfalos de centro. A democracia busca privilegiar a meritocracia, não observando a oportunidade e vantagem no ponto da partida. O conflito religioso gera guerra.

Casa, saúde, educação para afros descedentes, pobres, brancos pobres, amarelos pobres e pardos pobres? Sim! Cotas?!

A sociedade humana atual além de não encontrar soluções para distorções sociais do passado, ainda aumentou e muito a desigualdade na distribuição de renda e o grande desafio é a intolerância religiosa, isso não passa pelo entendimento econômico ou governamental.

Santo Agostinho disse uma lei injusta não é lei alguma. A lei muitas vezes vai de encontro a manutenção do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com