TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IEQ e PAstoral Urbana

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO[a]

          Este trabalho têm por objetivo de conhecermos o papel espiritual e social da Pastoral Urbana da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), que no início envolveu os Estados Unidos da América, país sede da IEQ internacional, da qual nasceu e cresceu em tempos de sofrimento da nação e se estendeu por todo mundo tendo no Brasil a sua maior população trazendo a visão quadrangular tanto no espiritual e no social que era um dos marcos da sua fundadora Aimeé. O trabalho se deu por pesquisa qualitativa e quantitativa em sites da própria IEQ americana e brasileira, portal de notícias e ministério da saúde, pois assim teríamos uma melhor visão dos benefícios e o impacto de tais ações da pastoral urbana na saúde dos da IEQ na nação brasileira. Abordaremos sobre esses trabalhos realizados no Brasil, a pastoral da saúde (Projeto Lucas Margarida), pastoral inclusiva (População Surda, Rural e SOS Minas).

Palavras-chave[b]:Pastoral. Quadrangular. Projeto.


1 INTRODUÇÃO[c]

Igreja do Evangelho Quadrangular têm seu foco maior na pastoral urbana trazendo evangelho social e espiritual, com suas tendas evangelísticas percorrendo todo o país trazendo um evangelho em que 4 aspectos do ministério de Jesus apresentadas inspiradas pelo Espírito Santo, Jesus Salva, Jesus Batiza com Fogo, Jesus Cura e Jesus o Rei voltará. E esta mensagem se espalha pelo mundo, por isso se cunhou a frase “O SOL JAMAIS SE COLOCA SOB A BANDEIRA QUADRANGULAR”.


2  FUNDAÇÃO DA IEQ

O Angelus Temple, sede internacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, foi fundado em 1º. De janeiro de 1923, pela evangelista Aimée SempleMcPherson, menina pobre, com pais crentes que foi chamada por Deus na adolescência, esta surge durante a crise econômica americana, onde número de desempregados, famintos e a miséria aumentaram, os níveis de suicídios e o desesperançados e doentes se propagou por todos os Estados Unidos. As pessoas buscavam uma resposta para suas angustias e mazelas, nesse contesto surge a esperança nas cruzadas evangelística onde levava não somente a Palavra do Evangelho aos angustiados, mas alimento físico e espiritual aos famintos revigorando as esperanças perdidas e trazendo Fé e União a nação.

Figura 1 [d]– Foto do templo em Los Angeles

Fonte: https://www.quadrangular.com.br/Artigo/6845/Nossa-historia

2.1 CHEGADA AO BRASIL

O primeiro templo da Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundado no Brasil em São João da Boa Vista (SP), a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da FoursquareChurch Gospel, pastor Harold Williams, auxiliado pelo pastor Jesus Hermírio Vasquez Ramos, mas a obra já havia começado numa casa em Poços de Caldas, em São Paulo, onde também funcionava uma escola de inglês. No ano seguinte, o trabalho foi para a capital, onde foram feitas várias campanhas evangelísticas a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci e, logo após, instalaram-se numa tenda de lona no próprio bairro. De lá foram para o bairro da Água Branca e então para o salão da rua Brigadeiro Galvão, 713.

Figura 2[e]– Foto da tenda no Brasil, Cambuci SP

Fonte: https://www.quadrangular.org/0ib8V5vW2AYmDZBA5q0U/uploads/2014/11

A seguir veremos como a IEQ tem praticado a Pastoral Urbana no Brasil, levando o cuidado de Deus as necessidades do meio urbano onde está localizada.

3 PASTORAL URBANA NA SAÚDE PÚBLICA

O Brasil, segundo a OMS, ocupa a 125º posição no ranking de saúde pública no mundo. Isso devido ao difícil acesso de grande parte da população a exames, tratamentos e acompanhamento. A IEQ entendendo essa necessidade da saúde pública, principalmente da população em locais periféricos dos meios urbanos, desenvolveu projetos que levam o acesso facilitado a exames e prognósticos médicos até essa população.

3.1  PROJETO MARGARIDA

Projeto Margarida é uma ação da Coordenadoria Nacional de Mulheres que visa o combate e prevenção de doenças como o câncer de mama e infarto. O projeto consiste em um micro-ônibus equipado com aparelhos para a realização de mamografia e eletrocardiograma, que percorre o Brasil realizando atendimentos e ações sociais, alcançando todos de forma gratuita.

O objetivo do Projeto Margarida é a conscientização da importância do cuidado e o acompanhamento que a mulher deve ter com sua saúde, consultando-se sempre e fazendo exames periodicamente.

O Projeto Margarida, ganhou este nome em homenagem a Margarida Genaro, mãe dos Pastores Mario de Oliveira e Antônio Genaro, presidentes da Igreja do Evangelho Quadrangular em Minas gerais e no Brasil.

Figura 3[f]– Foto dos veículos equipados

Fonte: https://www.quadrangular.org/0ib8V5vW2AYmDZBA5q0U/uploads/2016/10/

3.2  PROJETO LUCAS

A secretaria geral de missões da igreja do evangelho quadrangular, tem demonstrado o amor de Cristo em um grande trabalho da pastoral urbana, através de profissionais voluntários da área de saúde dentre outros . O projeto Lucas recebe esse nome em homenagem ao escritor do evangelho de Lucas, que também era médico. Esse projeto acontece em alguns estados brasileiros onde os voluntários da área da saúde saem com um ônibus equipado com consultório médico e odontológico, fazendo com que pessoas de várias comunidades recebam atendimento odontológico e clínico, assim como: aferição de pressão,teste de glicêmica, e distribuição de medicamentos grátis, enquanto são evangelizados ,contendo também serviços de tratamentos pessoais . O projeto Lucas teve início no ano de 2011,e hoje o projeto conta com 18 ônibus em sua frota.[g]

Figura 4[h]– Foto dos veículo equipado

Fonte: https://static.wixstatic.com/media

4  PASTORAL URBANA NA INCLUSÃO

A secretaria geral de missões da igreja do evangelho quadrangular, tem demonstrado o amor de Cristo em um grande trabalho da pastoral urbana ,através de profissionais voluntários da área de saúde dentre outros .

4.1 PROJETO SUFICIENTES EM DEUS

A IEQ, aprovou em dezembro de 2020, em reunião do Conselho Nacional de Pastores (CND), a criação da Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade; Suficientes em Deus. O objetivo da coordenadoria é apresentar ao corpo eclesiástico a relevância da inclusão das pessoas com deficiência no aspecto relacional, de intimidade com Deus e na doutrina da igreja em relação às barreiras atitudinais, conceituais, comunicacionais, sociais e arquitetônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com