TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MITO PROTAGORAS

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  2.857 Visualizações

Página 1 de 4

MITO PROTÁGORAS

Protágoras de Abdera - (Abdera, 480 a.C. - Sicília, 410 a.C.) foi um sofista da Grécia Antiga, responsável por cunhar a frase:
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
PROTÁGORAS É UM DIÁLOGO PLATÔNICO QUE OCUPA-SE COM A NATUREZA DA VIRTUDE, DISCUTINDO, BASICAMENTE, SE A VIRTUDE É OU NÃO ENSINÁVEL.

-O texto começa quando o jovem Hipócrates aparece batendo violentamente à porta da casa de Sócrates, exclamando que Protágoras chegara em Atenas. Devido à inquietude do jovem, Sócrates pergunta se o sofista teria o ofendido, e Hipócrates responde: “Sim, pelos deuses, Sócrates; por ser sábio só para si e não me comunicar o que sabe”
-Hipócrates pede a Sócrates, para levá-lo de encontro ao sofista, afim de ser educado pela imensa sabedoria de Protágoras.
-Antes do encontro com o sofista, Sócrates interroga o jovem sobre a natureza do ofício do sofista. Mas o que é um sofista, pergunta Sócrates, afim de identificar se Hipócrates realmente sabe para quem está entregando sua educação. O jovem afirma que o sofista é um homem cheio de sabedoria, que ensina as pessoas a arte de falar bem.O sofista, édefinido por Sócrates como um tipo de mercador(a quem você paga), mas que neste caso o que vende é o conhecimento.Chegando até a casa onde Protágoras estava, e no decorrer do diálogo Sócrates descobre que a arte a qual Protágoras faz parte é a arte da política.

-Protágoras conta o mito que Zeus preocupado com o futuro da nossa geração e com medo de que ela viesse a desaparecer mandou que Hermes levasse aos homens Pudor e Justiça, como princípio ordenador das cidades e laço de aproximação entre os homens. Pede para que diferente das demais artes essa fosse repartida igualmente entre todos os homens.
E que o homem incapaz do Pudor e Justiça sofreria a pena capital por ser considerado flagelo da sociedade.

-Protágoras afirma que mais do que o arquiteto, o oleiro, o ferreiro, este algo que faz subsistir a cidade, que poderia ser a temperança, santidade, mais em uma só palavra ele designaria como VIRTUDE.
E que esta é uma qualidade que todos devem possuir a qual façam o que fizerem, se você não a possui, terá de ser castigado para que, com o castigo se torne melhor.

-Sócrates para defender seu argumento de que a virtude não pode ser ensinada indaga porque filhos depais virtuosos ou conhecedores da lei não a praticam? Sendo também que desde pequenas nas escolas as crianças já possuem professores e que também tem virtudes e procuram passar... Então por ele acreditar que cada um é professor de virtude na medida de suas forças é que não seria possível ensiná-la.

-Sócrates pede a Protágoras que explique se a sabedoria, a temperança, a coragem, a justiça e a santidade, sendo cinco nomes diferentes aplicam-se a uma só coisa, ou cada uma possui uma propriedade peculiar, que se distingue uma da outra?

- Declarou Protágoras que todas essas qualidades são sim partes da virtude, e que quatro delas são mais ou menos semelhantes entre si, porém a coragem é em tudo diferente das outras.

-Sócrates possui a seguinte dúvida: Quem é mais corajoso o que sabe mais ou o ignorante?
Para responder Protágoras usa de um exemplo em que: contra o que indivíduos corajosos avançariam sem medo algum, e contra o que avançariam os covardes.
Ex: Ir para guerra.
( Os covardes enfrentam as coisas que inspiram sempre confiança. Neste caso é não ir para a guerra, é ficar, e nisso se prova ser inferior a si mesmo sinal de ignorância.)
(Os corajosos jáenfrentam as coisas que inspiram temor. Que seria ir a guerra, por considerarem belo e agradável essa atitude.. deixando o medo, angustia em segundo plano..)
O que difere é que os covardes por carecerem de conhecimento revelam-se um medo covarde. Demonstrando assim não ser possível um ignorante corajoso.
Sócrates surge com outra dúvida:
É possível aos que conhecem o bem e o mal, optarem por escolher o mal mesmo conhecendo? Porque?
A resposta não poderia ser outra a não ser: Sim, por “Ser vencido pelos prazeres”
- Pois não há nenhum bem ou nenhum mal que não termine em prazer.Ex: beber (dentro disso há um mal, mas, há também um prazer do momento.)
O homem embora tenha a liberdade de se decidir pela melhor forma, ele muitas vezes se encontra dominado pelo prazer do momento.
E qual seria a solução?
Talvez o conhecimento das medidas, no qual a pessoa poderia pesar o que fosse melhor.

Resumidamente:
Toda ação errada decorre da ignorância e da falta de conhecimento, e ser vencido pelo prazer demonstra a maior ignorância.

E é justamente essa ignorância que Protágoras esta ai se propondo a curar.Isso acabou por convencer Sócrates que a Virtude pode sim ser ensinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com