TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protágoras - O Mito de Epimeteu

Por:   •  25/5/2020  •  Artigo  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

MARCELA SILVA VALVERDE

N°20 3EM

No filme Sócrates ,de 1971 ,que é dirigido pelo Roberto Rosselline, um dos maiores nomes do neororrealistas italiano , nada mais é do que uma cinebiografia do grande filósofo , que com esse filme expõe grande parte da vida e cotidiano dele ,e mais importante, suas ideias e forma de se pensar em meio aquela época que todos almejavam o saber.

A história conta desde a fundação da cidade Atenas até o a morte do filósofo,  no decorrer vemos sua relação com outros grandes nomes da filosofia ,como seu dicipulo Platão, que seguiu boa parte de seus pensamentos e levou sua maioria para o nosso conhecimento atual. Sócrates tinha como tese nunca fazer o contrário da quilo que pensava , devido a suas idéias ele atraía a admiração dos jovens, e por isso era rodeado de dicipulos,Sócrates nunca cobrava por seus ensinamentos ,pois acreditava que o conhecimneto não tinha preço e que ninguém poderia tirar de você . Ao seu ver uma pessoa sábia teria de ser simples e humilde e que isso a tornaria cad vez mais sábia, naquela época era visível que a grande parte dos filósfos eram prepotentes e declaravam saber de tudo, como se eles obtivessem o conhecimento extremo, e isso é visívelmente escrachado no filme , tal situação deixa um dos pensamentos de sócrates evidente "o único bem era a sabedoria e o único mal era a presunção do saber".

Em geral sócrates não concordava com o modo em que as pessoas eram castigadas ,para ele quem aplicava tais castigos eram tiranos,acreditava que a maldade vinha da ignorância. Com isso ele acabou sendo mal visto pela sociedade e julgado de estar corrompendo os jovens e criando uma idéia de rebelião ao estado e seus costumes . Sendo que a única coisa que ele falava sempre era para se questionar e não se acomodar com o conhecimento que ja vem  pré estabelecido, se questione não se subesime a achar que só existe aquilo que nos é dito a vida inteira .

Com isso ele é afastado dos jovens e julgado a pena de morte , mas ele foi de conciência tranquila , mesmo que seus amigos sempre souberam sua reais intenções e de sua inocência ,levaram sua forma de pensar até os dias de hoje, Sócrates que até entao não escrevia nada sobre seus conhecimentos por acreditar que tal fonte só pudesse ser passada oralmente, e é então que seus dicipulos continuaram seu trabalho e o almejaram ao mundo até os dias atuais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com