TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oleo de Lorenzo

Por:   •  1/5/2016  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Católica do Salvador

Matéria: Metodologia da pesquisa cientifica.

Aluna: Beatriz Alves Rodrigues.

Professora: Verena Loreiro Galvão.

Curso: Engenharia Civil 2014.1

Resenha do filme: O óleo de Lorenzo.

     O filme O Oléo de Lorenzo, do diretor George Miller, e protagonizado por Susan Sarandon e Nick Nolte, trata de uma história real que os pais descobrem uma doença degenerativa diagnosticada como adrenoleucodistrofia (ADL) no seu filho Lorenzo de 8 anos, a partir desse momento eles travam uma jornada em busca da cura do filho. Essa doença, de origem genética e rara é responsável por afetar o cromossomo X, sendo esta uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida pelas mulheres portadoras.

     Lorenzo era um menino extrovertido que não apresentava aparentemente nenhum problema de saúde grave até os seus 8 anos, quando seus pais, Augusto e Michaela Odone descobriram a doença. No começo os dois estavam empenhados a descobrirem a cura, porém ao longo da história percebe-se que houve alguns atritos entre eles devido o cansaço que essa pesquisa trazia. Durante essa caminhada eles tiveram a ajuda dos médicos com as suas experiências através do tratamento sugerido, uma dieta rigorosa que corta todos os alimentos que acelerava a doença, porém mostra-se ineficaz, e Augusto resolve tomar de vez as rédeas da situação começando assim com sua mulher uma pesquisa longa.

     Augusto e Michaela passaram dias e noites estudando tentando entender como as células do nosso corpo humano se comportam, e então assim partiram para experimentos que ajudassem a encontrar o erro na dieta dos médicos. Tiveram alguns empecilhos, mas conseguiram fundos para reunir vários médicos visando uma discursão sobre a doença que acabou tendo um resultado positivo, pois gerou muitos debates relevantes. E quando tudo parecia ocorrer bem, a pesquisa dando sinais agradáveis eles foram vetados de realizarem testes em humanos que ainda não foram aceitados pelo FDA (Food and Drug Administration, Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos) e além disso, não estavam achando parceiros químicos que produzissem o óleo que eles achavam que poderia vim curar Lorenzo. Mas depois de muito estudo e perseverança eles encontraram o erro na dieta dos médicos e decidiram então manipular o óleo por conta própria, baseado no óleo de oliva. E eles estavam certos, porém não era a cura, o resultado foi que conseguiram estagnar a doença, e assim Lorenzo através de muito tratamento teve uma melhora no seu quadro.

        O que podemos concluir desse filme é que a família teve várias chances para desistir e seguir como o destino preparou para Lorenzo, porém eles tiveram sempre a certeza que iria conseguir ajudar o seu filho. Michaela até questionou são os filhos que estão a serviço da ciência ou a ciência a serviço dos filhos” quando o preconceito bateu na sua porta, por eles não serem profissionais para pesquisar sobre uma doença rara e receber um certo desdém nos seus estudos por parte dos cientistas. Além disso, uma grande lição de vida, que não podemos desistir do mais improvável e que sempre o apoio da sua família é necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com