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O PENSAMENTO DE HEGEL - RAFAEL JULIO DA SILVA 2015

Por:   •  17/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.912 Palavras (20 Páginas)  •  55 Visualizações

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_Saber Fiosófico_

Elaborado por Rafael Julio da Silva (Licenciado em ensino de filosofia pela UP)

Contactos - 846523705/874814563; Email - rafaeldasilvasilva8@gmail.com

Introdução

O presente trabalho intitulado O Pensamento de Hegel, propõe-se abordar, de forma profunda

e concisa, sobre as teses fundamentais do pensamento filosófico hegeliano. O trabalho tem

como objectivo geral “Compreender o Idealismo Hegeliano nas suas diversas articulações”; e

tem como objectivos específicos os seguintes: Analisar, a génese do pensamento hegeliano;

Identificar os momentos da dialéctica hegeliana; Caracterizar as diversas manifestações do

espírito na perspectiva hegeliana.

Hegel, idealista por excelência, é um filósofo de importância singular. Com ele o idealismo

atingiu o seu grau mais alto. Nenhum dos seus predecessores compreendeu o dinamismo da

razão, o que constitui a crítica fundamental de Hegel contra os seus predecessores. Sua

principal preocupação é encontrar a harmonia entre a tese e a antítese, mediante a síntese, é

esta que opera tal harmonia.

A dialéctica, em Hegel, é o movimento do espírito. Ela também constitui o processo e método

de estudo do espírito, cuja característica comum nada mais é do que a presença de contrastes.

Enquanto procedimento por meio do qual se desenvolve o espírito, a dialéctica apresenta três

momentos fundamentais: tese, antítese e síntese. A filosofia hegeliana é, toda ela, o

movimento do espírito.

Em se tratando de questões organizacionais, o trabalho segue a seguinte estrutura: (1) Vida e

Obras de Hegel; (2) Os Escritos Juvenis e a Formação do Pensamento Hegeliano; (3) A

Dialéctica Hegeliana; (4) Hegel e a Fenomenologia do Espírito; (5) O Sistema Hegeliano; (6)

Princípios Fundamentais do Sistema Hegeliano.

Entretanto, a pesquisa bibliográfica, leitura, análise e reflexão são os métodos usados na

realização deste trabalho que obedece a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento,

conclusão e bibliografia.

1. Vida e Obras de Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Estugarda (Stugard), aos 27 de Agosto de 1770 e

faleceu em Berlim com 61 anos de idade no dia 14 de Novembro de 1831, atacado de cólera.

Terminados os estudos ginasiais na cidade natal, Hegel entrou no Seminário Teológico de

Tubinga (Tubingen), cujos colegas foram o poeta Friedrich Holderin e o filósofo Schelling.

Além do estudo teológico, cultivou fervorosamente a filosofia moderna (Hume e Kant).

Em 1793 conseguiu a láurea em Teologia. Depois de ter-se tornado tutor em Berna e

Frankfurt, Hegel começou a leccionar na Universidade de Iena em 1799 onde trabalhou com

Schelling e onde permaneceu de 1801 até 1806. Neste último ano, a cidade de Iena foi

ocupada por Napoleão e a Universidade fechada. Hegel saiu de Iena, foi a Bamberg, onde

durante dois anos trabalhou como redactor do jornal local e, em 1808, a convite de um amigo,

passou a leccionar a filosofia num colégio de Nuremberg, permanecendo ali até 1816.

O seu ideal era de um dia ser professor na célebre universidade de Heidelberg, que era o

centro nacional do romantismo alemão. Enfim, 1816 alcançou os seus objectivos quando foi

chamado para suceder Fichte como professor na Universidade de Berlim em 1818, posto que

ocupou até sua morte.

Dotado de saber enciclopédico (excelente latinista e helenista), Hegel possuía amplos

conhecimentos das ciências da natureza e das matemáticas. Não era um grande orador, se

comparado Fichte e Schelling. Passou a vida inteira sem perturbações, dedicando-se aos

estudos.

Hegel redigiu muitas obras, dais quais mais importantes são três: “Fenomenologia do Espírito”

(1807); “A Ciência Lógica” (1812-13); e “Enciclopédia das ciências filosóficas” (1817).

2. Os Escritos Juvenis e a Formação do Pensamento Hegeliano

A estruturação do seu idealismo foi influenciada pela sua formação no Seminário Teológico

em Tubinga. Seus primeiros livros “Vida de Jesus” e “O Espírito do cristianismo e o seu

destino” têm um conteúdo teológico. Hegel começou a conceber o seu sistema filosófico

quando ainda era bastante jovem, a ser assim, algumas de suas linhas basilares podem ser

compreendidas nesses seus escritos juvenis.

Nesta segunda obra, Hegel dedicou-se profundamente a uma análise do significado da

alienação, concebida como “uma experiência no plano da história em geral” (HRYNIEWICZ,

2002:417). Ademais, ele compreendeu que a alienação se dá no tipo de relação entre o

humano

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