TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO PLURALISTA SE REELABORA PARA INCORPORAR CRÍTICAS FEITAS A SUA VISÃO RESTRITA DE DEMOCRACIA

Por:   •  11/3/2016  •  Dissertação  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

 Seminário 3.1 Como vimos na leitura da Unidade 2, o pensamento pluralista se reelabora para incorporar críticas feitas a sua visão restrita de democracia. Responda ao que se pede abaixo a partir da leitura dos textos complementares e do Guia de Estudos:

a) Qual é o cerne da proposta pluralista e por que ela é considerada parte da concepção hegemônica de democracia?

R: Pluralismo é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade. O conceito é usado, frequentemente de modos diversos, numa ampla gama de questões. Em política, é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimento eleitorais claramente definidos. Desta forma, o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna, na qual pequenos partidos políticos também são ouvidos e tem direito a voto.

A democracia pluralista demanda um certo consenso, mas tal consenso diz respeito apenas aos seus princípios ético políticos constitutivos. Desde que esses princípios, contudo, possam apenas existir através de muitas interpretações diferentes e conflitantes, tal consenso está preste a ser um consenso conflita. Por essa razão, uma democracia pluralista necessita oportunizar o dissenso e instituições através das quais ele possa se manifestar. Sua sobrevivência, depende das identidades coletivas formadas em torno de posições claramente diferenciadas, assim como da possibilidade de escolha entre alternativas reais. Daí a importância de encarar a natureza da cidadania numa perspectiva agnóstica. Neste caso, não existe uma única concepção de cidadania que deveria ser aceita por todos. Para cada interpretação dos princípios éticos políticos corresponde um entendimento diferente de cidadania, liberal, neoliberal, conservador, social democrata, radical democrata, etc. A atual fraqueza com a política que testemunhamos em muitas sociedades democráticas liberais origina se, na minha visão, do fato de que o papel desempenhado pela esfera pública política está se tornando cada vez mais irrelevante. Com a evidente hegemonia do neoliberalismo, a política foi substituída pela ética e pela moralidade, e o tema é a necessidade do consenso, de valores familiares e de boas causas.

Elementos principais do pensamento pluralista: consideram a sociedade 

como um conjunto de grupos de interesses que têm a mesma capacidade, em 

princípio, de expressar suas demandas na arena política. O Estado seria uma 

esfera que deveria incorporar estas demandas e responder em forma de 

políticas públicas com benefícios gerais. Não haveria um conflito extremo neste modelo de sociedade, já que a existência desses grupos variados promoveria 

um equilíbrio de poder e seria benéfica para a democracia em geral, já que 

nenhum grupo teria mais poder do que o outro.

O pluralismo faz parte da concepção hegemônica de democracia, 

juntamente ao pensamento elitista porque confere à arena eleitoral e às 

instâncias de representação um papel primordial para o funcionamento da 

democracia, considerando a democracia muito mais como 

b) Quais são as principais críticas feitas a este modelo? Se necessário pesquise em outras fontes sobre isso.

R: Uma das mais frequentes criticas à democracia representativa, além do generalizador desencanto com os políticos profissionais, é que a opinião do povo só é consultada uma vez a cada quatro anos. E após serem leitos, os políticos tradicionais podem agir praticamente como bem entenderem, até a próxima eleição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com