TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Positivismo Na Filosofia

Por:   •  3/6/2020  •  Dissertação  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

O positivismo se deriva do iluminismo, tendo em Condorcet sua fonte mais remota. Mas foi com Auguste Comte que se tornou uma escola filosófica, e em 1830 publica o primeiro volume de sua obra, o Cours de philosophie positive. A época e que o positivismo surgiu foi marcada por uma profunda transformação material e espiritual trazida pela Revolução Industrial, e pelas intensas e significativas transformações recorrentes da Revolução Francesa.

A corrente positivista se fundamenta na busca de explicação geral diante de um fenômeno de industrialização: a crescente especialização. Para Comte, o positivismo era um instrumento para manter plena a perspectiva do geral, da visão macro. A partir dessa visão, fundou a física social, ensaiando o positivismo, com vistas às regras que governam a sucessão e a coexistência de fenômenos. Segundo Comte, a ciência só existiria verdadeiramente no caso de os fenômenos persistirem, a partir da observação das relações e de suas manifestações, antevendo os desdobramentos futuros.

Com tal base teórica e metodológica surgiu a Teoria dos Três Estados, fundamentada em seu método. Ela preconizava que dois elementos se completam para a explicação dos processos: da estética e da dinâmica. A estética representaria a própria estrutura da sociedade, ocupando-se das leis da harmonia social, da hierarquia, das classes e dos indivíduos. Sugere a ideia de ordem, com fatos interdependentes, mas solitários. A dinâmica identificaria a ação humana, se encarregando de conduzir o progresso a níveis mais avançados possíveis, sempre em coesão com os interesses dos impulsos do homem. Sua tarefa seria o domínio absoluto da natureza, de modo que todas as ciências pudessem caminhar irmanadas no sentido das conquistas do bem estar social.

A humanidade, segundo a Lei dos Três Estados, passaria por três estágios ou estados: teológico, metafísico e positivo ou científico. O estagio teológico continha elementos fetichistas, que se manifestavam através de crenças politeístas ou monoteístas, que consequentemente estavam sujeitos a forças aparentemente impossíveis de previsão e domínio. Sua superação seria uma afirmação do indivíduo e das sociedades que se constituíram ao longo do tempo. Não se pode explicar a humanidade pelo homem, mas antes o homem pela humanidade, devido ao caráter coletivo que comanda a humanidade, segundo Comte, sendo uma regra da premissa científica: proceder do geral para o particular.

Um traço expressivo do século XIX quanto às ciências e conhecimento seria a relevância dada às coletividades, devido às massas irromperem na história, através dos movimentos sociais que guardaram um caráter inorgânico.

O componente político do positivismo, que migrou para outras esferas nacionais, como a brasileira, tinha um fundamento autoritário. Devido ao princípio de uma república unitária, em que o primeiro dos cidadãos agiria ditatorialmente, criaram-se interpretações antidemocráticas, substancialmente amparadas em ambientes de forte tradição controladora. Dessa forma, a combinação da leitura positivista na esfera política, em conjunto com valores advindos do jacobismo e nas tradições patrimonialistas, alimentou uma cultura política que subsidiou uma das vertentes de República no princípio do regime republicano brasileiro.

Alguns integrantes do Apostolado Positivista no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com