TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É AÇÃO CULTURAL

Por:   •  4/9/2022  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

MARIO

CAPELA DO ALTO, SP.

2007

 Mário Cardoso Jota

AL4084841

4º Período

OQUE É AÇÃO CULTURAL

[pic 1]

CAPELA DO ALTO, SP.

2007

OQUE É AÇÃO CULTURAL? [pic 2]

Ação cultural não se contenta com limitações, produz por si todo um programa de  atuação. Ação é um conceito cujo sentido fica mais claro quando confrontado com a fabricação. Fabricação, por sua vez pode ser um idealismo dominante imposto pela globalização.

"A educação dos cincos sentidos é o trabalho de toda história universal até agora".           (1989, pág., 31)

 A cultura, esta é sempre indecisa, imprecisa, incompleta, hesitante. A ação cultural tem sua fonte, seu campo e seus instrumentos na produção simbólica de um grupo. O que é vital à ação cultural é a operação com princípios da prática em arte, fundados no pensamento divergente e no pensamento organizado, movido pela possibilidade para vir a ser. É preciso ajudar as pessoas há matar o tempo com dignidade para não usar esse tempo contra a sociedade.

"A ignorância é a flor natural que fenece se tocada". (1989, pág. 53)

 MAGIC MORE GRAFFITI AMERICAN in CONTROL

  • Cultura de negação
  • Só o lazer não basta

Na França as casas da cultura tinham um objetivo:

- democratizar o acesso à criação

- armar os homens contra a exploração mercantil da criação

- combater o nivelamento cultural e a dominação engendrada pela civilização do consumo.

Agente cultural:

É alguém que se interessa pelas artes, mas não se envolve diretamente com elas, e, sim com a administração. Não cria, apenas prepara o terreno para outros criarem(ONU). Ele mesmo não cria, mas cria oportunidades para os outros.

As instituições não governamentais na sua maioria fazem parte da equipe que auxilia os que executam a ação cultural. Elas são uma equipe e a ação cultural uma atividade interdisciplinar. A  ação cultural se dá na tensão entre a especialização num domínio e a visão abrangente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Teixeira Coelho nos deixa bem claro que ação cultural nada mais é do que ser um ser ativo e participante perante a sociedade e fazendo trabalhos para ajudar a melhorar nossos dia-a-dia, trabalhos estes que sejam uma resposta às ideologias conformista da globalização.

Sobre o slogan  "MAGIC MORE GRAFFITI AMERICAN in CONTROL", era uma forma de o EUA controlar a massa dando-lhe um falso sentimento de liberdade, e assim policiando todos os movimentos da sociedade até na hora do lazer, ocupando a mente dos cidadãos da maneira em que era aceitável ao EUA.

Sobre o trabalho de Teixeira Coelho posso dizer que ele ajudou e muito a classe docente, fazendo com que muitos se despertassem para o quanto é importante incentivar e prestar trabalhos sociais.

Ele enfatizou que todo manifesto contra a globalização seja em: passeata, teatro, livro, filmes, documentários deve ser aderido pelo educador que se achar injustiçado ou presenciar alguma injustiça perante a nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com