TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia

Por:   •  3/5/2012  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  2.280 Visualizações

Página 1 de 2

O que é filosofia

A filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalha com conceitos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do sentido da existência, dos valores individuais e sociais, da natureza da linguagem ou do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si. A filosofia e os filósofos opõem-se constantemente sobre diversas questões a partir de diferentes princípios e das consequências que daí retiram. Deste modo a filosofia é um perpétuo recomeço, porque no seu seio não podemos encontrar respostas definitivas ou universalmente válidas. Por outro lado, a filosofia tem uma dimensão pessoal: cada filosofia exprime o estilo do filósofo que a propôs.

Aonde surgiu

A filosofia surgiu nos séculos VII -VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogónicos difundidos pelas religiões do tempo.

Eu racional

" Eu racional" . O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio. O nosso lado racional é utilizado para nós termos uma noção de que uma coisa esta certa ou não, ver as coisas não com o coração e sim com a razão. Com esse pensamento racional nós podemos chegar a um fim, onde aquilo que nós estamos fazendo não vai ajudar apenas a nós ou aos nossos amigos e familiares mais sim a um bem comum a todos. Esses interesses não são feitos apenas para o bem estar de uma classe social e sim para todas as pessoas. Eu penso que para uma pessoa ser racional ela deve se por no lugar do outro, ter empatia, ajudar a todos. Se uma pessoa esta te pedindo uma ajuda não deve se negar nada a ela, se você tiver condição, pois outro dia poderá ser você que estrá necessitando de algo e essa mesma pessoa que estava lhe pedindo uma ajuda podera lhe ajudar muito mais do que você já fez por ela , isso é você ser acional pensar nos outros também não apenas em si próprio e no bem estar que algo ira lhe trazer ou não! " Ajudar os outros e muito difícil porém todos nós queremos que nos ajudem quando há uma necessidade".... Reflita sobre seus atos, se você é racional ou não.... Se você esta ajudando as pessoas e a sociedade em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com