TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia

Por:   •  25/9/2020  •  Resenha  •  4.577 Palavras (19 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 19

O QUE É FILOSOFIA

A filosofia é o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A filosofia nasceu na Grécia com Tales de Mileto, mas o termo foi inventado por Pitágoras, e seu significado em grego é "amor a sabedoria", "filo" significa amor ou amizade e "Sofia" se traduz em sabedoria. [pic 1]

A filosofia não se baseia na fé ou revelação divina, e sim na razão. É uma análise racional da existência humana. É a indagação sobre a existência, verdade, conhecimento, mente, valores estéticos e morais e sobre a linguagem, mas filosofar está muito além disso. Filosofar é analisar os problemas fugindo do óbvio, é lançar indagações, perguntas, ir a fundo em todos os assuntos.

O filósofo é alguém que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber, que serve da razão para tentar pensar o mundo e a sua própria vida, afim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade. Ele é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque conhecimento, sem uma visão realista.

Para que serve a filosofia?

Exatamente por ter um olhar diferente, ela busca outra dimensão da realidade, além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra se mergulhado: ao tornar se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações ele desencadeia.

Filosofar para quê?

Para poder pensar melhor sobre tudo, os fatos, as pessoas, a vida. Podemos, caracterizar através de três momentos o processo do filosofar:

1º - DES ORIENTAÇÃO (para filosofar é necessário romper com nossa ingenuidade, livrar-se das convicções).

2º - DES COBRIMENTO (não basta perguntar: é necessário descobrir a realidade com minha verdade. Esse descobrimento é tarefa da razão).

3º - DAR RAZÃO (não basta ver, dar-se conta, descobrir o ser como verdade. É necessário justificar a descoberta, mostra-la como verdade, supõe a capacidade de comunicar para outras pessoas esta descoberta. Isso é feito através do discurso que deverá ser rigoroso, coerente e lógico).

O filosofar é pensar o que está acontecendo. É pensar a realidade de modo profundo, é captar a realidade e agi-la, trabalhá-la, elaborá-la de modo humano.

O que é a realidade?

É tudo o que existe. Conjunto das coisas ou fatos reais.

Mas como pensar a realidade?

Pensar de modo profundo capando a realidade e agindo com ela. Pensar a realidade significa, observar, estudar e conhecer todos os detalhes da realidade.

Pensar tudo o que existe é possível?

Sim, porem dá-se destaque ao pensamento e o estudo do ser humano, da liberdade humana, conhecimento humano, questões éticas como aborto, fome, desemprego, violência, saneamento básico, saúde, politica, marginalizados (negro, índio), poder da burguesia entre outros.

O símbolo da filosofia é a coruja. Esta tem vários traços com a filosofia: olhar atento, cantiga forte e firme, sensibilidade na escuta e não visão (noite), detalhes que poucos os veem. Eu seu voo sempre observa o que está ao redor, sua casa construída no chão em lugar seguro.

A filosofia é dívida em vários ramos, que incluem a metafísica, ontologia, cosmologia, lógica, epistemologia, ética, etc.

PERÍODOS DA FILOSOFIA

Filosofia Antiga

Passagem do mito para a Razão.

Questões filosóficas: Como é o universo? Qual é o fundamento de todas as coisas? Como tudo se articula para formar a realidade? A realidade essencial é dinâmica ou estável? As coisas são por acaso ou necessidade?

Os Pré-Socráticos

Surgiu na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico. Podemos citar, neste contexto, Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Heráclito, Parmenides, Zenão, Empédocles, Demócrito, Xenófanes, Leocipo, Filolau de Crotona.

Período Clássico e Helenístico

Questões filosóficas: Qual é a essência do ser humano? Conhecemos o que acreditamos conhecer? Como é a realidade? Como é o processo de conhecimento? Quem deve governar a cidade? Como devemos viver?

Surgiu na Grécia Antiga no séc. V e IV a.C. Houve grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou o desenvolvimento do pensamento. Defendiam uma educação, cujo objetivo seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade. Dentro desta proposta pedagógica, os jovens deveriam ser preparados para falar bem (retórica), pensar e manifestar suas qualidades artísticas.

Principais pensadores foram: Górgias de Leontinos, Protágoras de Abdera, Sócrates, Platão, Aristóteles.

 

Período Pós-Socrático 

Está época vai do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã, dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.

Ceticismo: de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura. Pensador principal foi Piro de Élida.

Epicurismo: os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para, desta forma, chegar-se ao prazer.

Estoicismo: os sábios estóicos como, por exemplo, Zenão de Cício, Marcos Aurélio e Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como à emoção, o prazer e o sofrimento.

Cinismo: corrente do filósofos que se propuseram viver como os cães da cidade, sem qualquer propriedade e conforto. Defendiam que o ser humano devia conhecer a si mesmo e desprezar todos os bens materiais. Pensador: Diógenes de Sínope.

Filosofia Medieval: Pensamento Cristão

Questões filosóficas: é possível conciliar fé e razão? Por que o ser humano era? Qual é o valor das boas ações? A alma é superior ao corpo? Qual a relação entre as palavras e as coisas? A vida surgiu ao acaso ou faz parte de um plano maior? Deus existe?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com