TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia?

Por:   •  27/1/2022  •  Dissertação  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a etimologia da palavra, filosofia vem do grego, composta por duas palavras, philo e sophia; Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, e Sophia quer dizer sabedoria. Com isso, poderíamos dizer que filosofia é “o amor ao saber”. Porém, esse é um conceito muito vago, uma vez que se pode amar a outras áreas do saber fora a filosofia.

A filosofia se constitui como uma área exaustiva do saber crítico universal, sistema filosófico para explicar a realidade, porém esta é tão crítica que os filósofos descartam os pensamentos de seus precursores, buscando sempre criar um novo conceito. Já a ciência é um saber exaustivo particular da realidade, ou seja, ela seleciona uma parte e estuda as características do fragmento; diferentemente da filosofia, a ciência dá continuidade e aprofunda os estudos dos seus antecessores.

Para Aristóteles, a filosofia era um conhecimento puramente teórico, tendo um fim em si mesma uma vez que ela não é feita para resolver problemas pragmáticos. Porém, quando ele fala ‘Existe uma ciência que considera o ser enquanto ser e as propriedades que lhe competem como tal”, o ser enquanto ser é a totalidade da filosofia, sua capacidade de estudar toda a realidade e sua liberdade para discutir sobre qualquer assunto; servindo assim como um instrumento de fundamentação para outras ciências.

Entretanto, percebeu-se que era impossível o estudo de toda a realidade de forma aprofundada. Segundo Descartes, nenhum filósofo conseguiu falar com clareza a realidade, por isso decidiu estudar a realidade concreta. Ao falar sobre a cera, que antes era doce, fria, dura e com o odor das flores, aproximá-la do fogo fez com que ela se torna-se apenas um corpo flexível e mutável, sem poder distinguir com os sentidos. Ele passou a acreditar que todo corpo é flexível e mutável, ou seja, Descartes tirou do particular uma consequência universal. “O particular é o trampolim para o universal”

Logo, pode-se concluir que filosofia é uma ciência que analisa de forma exaustiva, rigorosa e crítica a realidade. Possui um conhecimento universal, já que não se identifica com nenhuma ciência particular, tendo a liberdade de investigar e resolver enigmas além dos problemas pragmáticos, servindo assim como instrumento de fundamentação para outras ciências e trazendo consigo um conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (15.9 Kb)   docx (144.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com