TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é a Filosofia?

Por:   •  26/4/2021  •  Ensaio  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a Filosofia?

A Filosofia é a busca do Conhecimento. O ato de buscar compreender todas as ciências e descobrir dentro delas um sentido para a sua performance e além disso realizar um exame dos fundamentos de nossas certezas, de nossos preconceitos e de nossas crenças. Mas dentro desta busca encontra-se o verdadeiro sentido de buscar, pois, o ato mais importante na filosofia é a busca das incertezas, dado que, essa incerteza tira o homem de seu bem-estar e o coloca ao mar bravio do desconhecido, levando não ao encontro da exata resposta, mas no gozo do pensar.

2- A Filosofia é a Liberdade, que nos coloca em busca de viagens nas regiões da dúvida libertadora. A filosofia traz em si o grande poder de tirar o homem da sua zona de conforto e de colocá-lo a pensar: “Por que eu faço isto todos os dias?”, “Por que desperdiço tempo com isso?”, entre muitas outras dúvidas. Ela questiona os hábitos, os preconceitos, as ideologias e dispõe o homem a escolha, de continuar com o mesmo modo de vida ou de reconstruir o seu modo de ser e viver realmente.

3-A filosofia é contemplação. Ao contrário do conhecimento do Eu, que é a compreensão do homem, na sua realidade, nas suas atividades e no seu modo de ser, porém é um conhecimento voltada ao egotismo, colocando todo o modo de pensar apenas na figura do homem, o modo de medida é o ser humano criando barreiras no seu desenvolvimento. A contemplação filosófica é o ato de ver o não-Eu, conseguir enxergar as coisas sem a medida do homem, mas com a medida do Universo. E como diz o próprio autor: “Assim, a contemplação amplia não somente os objetos de nossos pensamentos, mas também os objetos de nossas ações e nossos sentimentos: ela nos torna cidadãos do universo, não somente de uma cidade entre muros em estado de guerra com tudo o mais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com