TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Novo Testamento

Por:   •  3/11/2022  •  Ensaio  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Novo Testamento

Seus 27 livros classificados em 4 grupos, conforme o assunto: Evangelhos, História, Epístolas, Profecia. Sua mensagem principal se refere à obra redentora de Jesus Cristo e à primitiva igreja cristã, e profecias para o tempo do fim, segundo vinda de Jesus e vida eterna.

Evangelhos

São os 4 primeiros livros do Novo testamento Mateus, Marcos, Lucas e João, descrevem a vida terrena de Jesus, seu nascimento, ministério, morte e ressurreição. Os Evangelhos relembram os ensinamentos de Jesus para seus discípulos e continuar sua obra depois de seu retorno ao céu.

História

O livro de Atos dos Apóstolos registra a história da igreja primitiva, obra dos discípulos de Jesus em que realizaram milagres e pregação do evangelho, tudo através do Espírito Santo o qual foi derramado.

Epístolas ou Cartas

São 21 livros, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreu, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas. Essas foram as epístolas ou cartas que o apóstolo Paulo e outros escreveram para encorajar os primeiros cristãos na sua caminhada com Jesus. As cartas nos mostram os desejos de Deus para a nossa atividade diária, elas contêm a doutrina da Igreja, 9 cartas são dirigidas a igrejas (Romanos a 2 Tessalonicenses), 4 epistolas são dirigidas a indivíduos (1 Timóteo a Filemon). 1 carta é dirigida aos hebreus cristãos, 7 epistolas são dirigidas a todos os cristãos de modo geral (Tiago a Judas), apesar de duas delas (2 e 3 João) serem dirigidas a pessoas. Portanto, esses livros tem o objetivo de animar, exortar e ensinar doutrinas de Cristo. Romanos fala da obra de salvação de Jesus Cristo, 1º Coríntios destaca o tom revoltado do apóstolo Paulo, pois era uma igreja que estava dividida e cheia de pecados. Tessalonicenses incentiva os irmãos a persistirem na caminhada cristã, 1º João é conhecido como a carta do amor, pois o amor é a chave para todos os relacionamentos. Judas contém uma forte exortação contra os falsos mestres que ameaçam a igreja.

Profecia

O último livro do Novo Testamento é o Apocalipse, também conhecido como Revelação, um livro profético que detalha os eventos finais deste mundo e fala da próxima vinda de Cristo à terra, nesse livro vemos o Senhor Jesus vindo com seus santos para destruir o poder mundial sob o reinado da Besta, salvar o povo de Deus da grande tribulação, Julgar as nações, estabelecer o seu reino milenar e dá a vida eterna ao seu povo. A Bíblia termina em 22:21 com a seguinte passagem: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!”

Conclusão

Esse foi um pequeno resumo da Bíblia que contem milhares de anos de história. Evidentemente há muitos personagens, locais, eventos, pontos doutrinários que não citei, e que se faz importante você mesmo os conhecer através da leitura bíblica. É preciso estudá-la continuamente, mergulhar em seu texto divino com oração e espirito disposta a aprender. A Bíblia é a palavra de Deus, nela você achará a verdade, a esperança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com