TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sentido do Trabalho

Por:   •  11/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

Você já chegou a pensar sobre sua jornada de trabalho? Vivemos praticamente o reflexo das décadas anteriores, mas não se engane, as mudanças dependem exclusivamente de nós. Desde o seu início o conceito de trabalho carrega uma carga muito pesada já que o mesmo era diretamente ligado ao sofrimento e à escravidão. Ao longo dos anos o capitalismo vem se desenvolvendo na sociedade. O trabalho deixou de ser apenas uma ferramenta de sobrevivência e se tornou parte da personalidade das pessoas. Proporcionar a obtenção de bens estimula o desenvolvimento de todos os indivíduos e por consequência seus estilos pessoais.

Antes de falar em trabalho podemos falar a diferença entre trabalho e emprego. Emprego é fonte de renda, trabalho é fonte de vida. Muitas pessoas que não tem emprego, mas tem trabalho e também muitas pessoas que encontram no emprego o trabalho que querem ter, isto é, a obra que querem construir. Os gregos a muito tempo atrás usavam uma expressão para o que chamamos de trabalho, que não é emprego, que é “Poieses”, que é a tua obra, isto é, aquilo que você constrói na tua existência.  É claro que a palavra em latim para trabalho seja “Labor” a gíria no cotidiano era “Tripalium”.

Mas porque sofrimento? Sendo este conhecido como “tripalium”, em latim, onde essa palavra era o nome de instrumento romano de tortura usado para castigar os escravos, que desta palavra surgiu nossa definição para o trabalho.

O tempo passou, os costumes mudaram, os caminhos para a alto realização são outros, porém ainda não somos livres. Nós nos escravizamos pela busca de bens materiais já que parece ser extremamente necessário nessa sociedade de consumo a qual vivemos hoje.

O trabalho é uma das formas do homem atuar sobre o mundo e o que o faz de várias formas. Mas com certeza o faz devido a sua bagagem que traz de sua herança cultural e sua ideologia acerca de suas relações pessoais. De fato, a maneira que moldamos nossas vidas está fortemente ligada à nossa profissão.

O conceito de possuir cresce todos os dias nos nossos lados, já que geralmente somos induzidos a isto indiretamente ao longo da revolução e revolução industrial. Três grandes filósofos se destacaram com visões divergentes sobre o tema trabalho. No entanto cada um apresenta argumentos relevantes que nos ajudam a entender melhor o porquê precisamos tanto desta ferramenta.

Karl Marx um grande pensador e revolucionário descreveu em seus textos diversas teorias que englobam política, sociologia e outras áreas. Demonstrou como a sociedade gira em torno das ações econômicas, ou seja, colocou em pratica essas teorias para que elas ganhassem vida. E originou o atual comunismo.

Já Emile Durkheim desenvolveu uma teoria inovadora sobre a sociedade: que ela é semelhante ao um corpo vivo, cada órgão cumpre uma função para um corpo, algo semelhante a uma consciência coletiva.

E o alemão Max Weber sociólogo alemão proclamava que a sociedade é muito mais complexa do que aparenta, não podendo ser harmoniosa. Estruturou a ideia de ações sociais dos indivíduos e que através dos estudos destes mesmos atos se desenvolveria uma sistematização para a melhoria do todo.

Todos eles tentaram entender o movimento que estavam se iniciando na época que era a sociedade de consumo. Com ela surgiu a ideia de empreender a qual pode ser explicada desta maneira: “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela produção de novos produtos e serviços pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos materiais”. – Joseph Schmpeter. Felizmente, essa definição nos mostra o quão importante o tempo é e como ele está sendo utilizado de maneira ineficaz nos tempos atuais.

Vivemos na sociedade pós-industrial, mas trabalhamos como se estivéssemos numa era industrial, pois mais que tenham sido desenvolvidos diversas técnicas e ferramentas para a otimização do tempo, muitas pessoas não sambem organizar o seu tempo hoje. O avanço da tecnologia permite que a humanidade se liberte de tanto trabalho e aproveite o que será feito em sua vida. A principal diferença entre as pessoas que aproveitam esse tempo para as que não aproveitam é por possuir uma visão de longo prazo. Temos que mudar nossa noção de tempo disponível para gerar energia ao ócio. A maioria das pessoas vivem hoje para trabalhar transformando isso em prioridade visando melhores condições financeiras pessoas trabalham muito e por conta dessa escolha o estresse acaba ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas prejudicando de uma maneira muito extrema a nossa criatividade que desenvolve as ideias mais importantes e significativas para a sociedade.

A criatividade é a maior capital dos países ricos eles vivem literalmente de ter ideias. Os EUA não é a maior potência apenas por ter a maior forca militar do mundo, mas por gerar todos os anos mais patentes industriais e direitos autorais do que o Japão e a Europa juntos.

Domenico De Mais mostra que a solução dos nossos problemas pessoais e financeiros não estão ligados a carga horaria já que nada adianta utilizarmos todos os nossos esforços em ocupações com pouco prospecto de futuro. No momento que conseguimos manipular nosso tempo livre de maneira útil temos uma visão diferente sobre as coisas que realmente nos fazem felizes e conseguimos utiliza-las para atingir nossa realização pessoal. Conseguir enxergar que nosso tempo livre é poder criar boas tanto para a sua vida como para a vida de pessoas a sua volta. Empreender não significa ter autonomia mais sim ter a certeza que suas ideias vão realmente conduzir o rumo da sua vida transparecendo quem realmente quem você é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com