TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento do idealismo moderno

Por:   •  9/5/2017  •  Seminário  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

Introdução 3

Objectivos 3

Idealismo e educação 4

O desenvolvimento do idealismo 4

Idealismo platónico 4

Idealismo religioso 5

O desenvolvimento do idealismo moderno 5

O idealismo como filosofia da educação 6

Objectivos da educação 6

A busca da verdade 7

Desenvolvimento do carácter 7

Métodos da educação 7

O papel do professor 8

Critica ao idealismo na educação 8

Conclusão 10

Bibliografia 11

Introdução

O presente trabalho com o tema idealismo e educação reúne todas informações no que diz respeito ao tema. O idealismo como tal, o termo idealismo vem do grego ideein que significa ver e de eidos, visão, contemplação. Popularmente, o termo indica um conjunto de padrões do que é mais desejável, comparando-se com os esforços indispensáveis para atingir um objectivo predeterminado.

O idealismo talvez seja filosofia sistemática mas antiga na cultura ocidental, datando no mínimo, do tempo de Platão na Grécia antiga, De um modo geral, os idealistas acreditam que as ideais são a única realidade verdadeira. Para Platão, as pessoas deveriam preocupar -se principalmente com a busca da verdade, como a verdade é perfeita e eterna, ela não poderia ser achada, portanto, no mundo da matéria o qual é imperfeito. No desenrolar do trabalho veremos posicionamentos de vários filósofos em relação ao idealismo na educação e como a a educação idealista e definida, esta educação recebe algumas críticas, visto que a educação idealista estava mas preocupada com a formação do carácter do indivíduo.

Objectivos

Geral

Compreender devidamente sobre o idealismo e educação

Específicos

Explicar com clareza sobre o idealismo e educação

Apresentar a concepção do idealismo na educação

Idealismo e educação

O idealismo talvez seja filosofia sistemática mas antiga na cultura ocidental, datando no mínimo, do tempo de Platão na Grécia antiga. É claro que a filosofia e os filósofos existiam antes de Platão, porem ele desenvolveu uma das influentes filosofias que lidam com a educação.

De um modo geral, os idealistas acreditam que as ideais são a única realidade verdadeira. Não que todos os idealistas rejeitem a matéria (o mundo material); ao contrario, sustentam que o mundo material e caracterizado pela mudança pela instabilidade e pela incerteza, ao passo que as ideias são resistentes e duradouras. Então, ideia- ismo poderia ser um termo descritivo mas correcto para essa filosofia.

O desenvolvimento do idealismo

Um dos principais filósofos da Grécia antiga foi Sócrates (469-399, a.C.), o qual desafiou as preocupações materiais dos seus contemporâneos. Sócrates andava por Atenas questionando seus cidadãos, particularmente os sofistas, por viverem impensadamente e via a se mesmo como alguém que levava as pessoas a pensarem. De pergunta e resposta, Platão escreveu-as e ilustrou o método e o pensamento Socráticos.

Frequentemente, debatesse que Platão teria adicionado algo a esses diálogos, pois escreveu-os muitos anos após terem ocorrido. A posição geral e a de que Platão adicionou, e muito, e colocou os diálogos em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com