TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a filosofia

Por:   •  12/6/2017  •  Dissertação  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO FILOSÓFICA

Ana Paula de Almeida Gomes

UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Prof. Luís Inácio

A filosofia, como já diz a própria etimologia da palavra, significa amizade, amor e respeito ao saber, mas seríamos todos nós amantes desta busca? Bornheim, em Introdução ao Filosofar, coloca que para nos apaixonemos por essa procura, devemos antes superar a realidade limitada por nossas visões cotidianas, abrindo mão de nossos estados primitivos de imersão em tal realidade. Tal processo de abertura, iniciado pela admiração, não é isento de rejeições, conforme o autor expõe ao retomar o mito platônico da caverna para ilustrar o trabalho daqueles que resolverem abandonar o dogmatismo e a ingenuidade. Valeria a pena abrir mão do conforto de nosso senso comum? Seria a irreflexão em escudo aos novos questionamentos?

Em seu artigo jornalístico, Vladimir Safatle coloca o obstáculo que é o conhecimento “evidente”, e a importância da filosofia para a desconstrução do mesmo. Cita também os contextos históricos em que a filosofia fez-se primordial não apenas como reflexo de suas respectivas épocas, mas também como estratégia para que o vigente entre em colapso e o novo tome lugar, sejam líderes, regimes ou ideais. A reflexão é uma arma silenciosa, que luta diariamente contra a limitação. Mas seríamos todos nós capazes de igualarmo-nos aos grandes filósofos e pensadores?

A compreensão que temos por vezes da Filosofia como uma atividade reservada a gênios e que, portanto, não precisa se preocupar em se fazer entendida aos demais humanos é errônea, e Hannah Arendt, em seu livro “A Vida do Espírito”, coloca a vida filosófica como algo atingível, dedicada à agregação contínua de conhecimentos que permitam a gradual e progressiva percepção do mundo e nossa inserção nele. Mas para que isso seja possível, é necessário abrir mão da cômoda irreflexão, por muitas vezes vista como único caminho possível. Como introduzido por Arthur Schnitzler em outro contexto, subindo-se por uma montanha, o que se julgava o cume era um lado que escondia o verdadeiro pico.

A filosofia possui um passado longo e primordial para o entendimento de sua trajetória e sua evolução. Em seu livro Convite à Filosofia, Marilena Chauí coloca o conhecimento como resultante de uma investigação filosófica, fazendo uma contextualização histórica de diversos pensadores e suas respectivas épocas. A autora faz um convite à reflexão e ao filosofar sobre coisas simples e complexas da existência humana, citando o senso comum como fundamental na formação do ser humano, uma vez que o mundo que encontra ao nascer é um mundo “pronto”. Ela também coloca o mito da caverna de Platão, interpretando-o como o enxergar da luz, não se acomodando diante do que parece natural, óbvio e evidente.

O que seria então a Filosofia? Trata-se de uma especulação infinita, um desafio cotidiano, pois é preciso coragem para aspirar à verdade perturbadora da paz.

Referências:

CHAUÍ, Marilena. A Filosofia. In: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 5-67.

SAFATLE, Vladimir. Atribuição da filosofia em momentos como este é acelerar o desabamento. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 set. 2016.

BORNHEIM, Gerd A. Introdução ao Filosofar. 11. ed. São Paulo: Globo, 2003. 112 p.

HANNAH, Arendt. A Vida do Espírito. Instituto Paiget, 1978. 242 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com