TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Por:   •  2/3/2017  •  Ensaio  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – NOITE

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

PROFESSOR: Antônio

Aluno: Boniek Galdino Felix

Atividade

Redação sobre o tema: A filosofia é uma conversa entre amigos sem econômia de perguntas e respostas.

O que significa Filosofia?

        A filosofia é uma conversa entre amigos sem economia de perguntas e respostas.                Varias são as maneiras de definir a palavra filosofia em seu sentido original. Se partirmos de determinados pontos de vista chegaremos com certeza a entendimentos e definições variadas e consequentemente distorcidas e ou até objetivas ao extremo, o que não nos levaria ao seu real entendimento do que seja o ato de filosofar. Na frase, “ A filosofia é uma conversa entre amigos sem economia de perguntas e respostas” temos um breve entendimento, embora de forma metaforizada do sentido do filosofar.

        Uma conversa. Podemos entender em um primeiro momento que não há filosofia partindo de uma pessoa única e só. Se é uma conversa então podemos entender que há mais de uma pessoa, portanto, nesse pequeno contexto entendemos que não se pode filosofar sozinho, é preciso alguém com quem possamos dividir um determinado conhecimento ou definição.

        Entre amigos. A questão de ser amigos, uma conversa entre amigos, nos leva a conhecer a necessidade existente no sentido do ato de filosofar que as duas ou mais pessoas as quais fazem parte da conversa tenham entre si cordialidade para que não haja competições ou até mesmo a disputa que leve estes ao não comprometimento com a verdade e a razão, lutando pois por seus ideais e não por uma real definição do que seja a coisa conversada.

        Sem economia de perguntas e respostas. Na conversa algo é colocado por um dos participantes, logo após pensado e refletido pelos demais que não repletos do entendimento ou duvidosos da diferença entre a visão do que foi dito e a realidade irão questionar, “perguntar”, abrir aspas sobre a questão colocada, argumentar com suas dúvidas e vieses racionais sobre a coisa ou definição posta em questão. Tendo assim perguntas devem também para contrução do real conhecimento respostas que satisfaçam, preencham as lacunas abertas nas dúvidas e vieses de outras visões e possiveis pontos de vista, repetindo-se em ciclos até que já não haja mais o que se duvidar ou entender, satisfazendo a todas as indagações existentes se encerre pois a questão, o estudo sobre o entendimento do objeto de análise.

        Podemos assim concluir que a filosofia é a busca fundamentada entre mais de uma pessoa, resguardando o compromisso com a verdade e a veracidade dos fatos colocados nas duvidas existentes, para chegar a uma definição real, sem distorções e ou dúvidas, do algo ao qual se pretende desvendar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com