TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

Filosofia, exercício de filosofar e prática educativo

O conceito da filosofia tem como base o exercício de filosofar seus fundamentos são indicações, que possibilitam ao leitor a exercitar a sua própria prática de filosofar e prática educativa.

A importância da Filosofia

A filosofia inicia uma abordagem sobre a vida do individual seja para a vida social.

Quando dedicamos e refletimos sobre os diversos hábitos do conhecimento humano, consideramos a importância do aprendizado, e através disso observamos que as tecnologias hoje em dia são mais visíveis, ao melhoramento moderno do processo humano.

A filosofia não surgiu de imediata forma materialmente evidente, não contém resultados tecnológicos, por isso não se e visíveis dessa forma pois a cultura da filosofia se dá mais por humanas. Sendo assim é considerada que a sociedade e as pessoas tem para com a filosofia detectar pelo menos cinco atitudes, sendo que as quatro primeiras são negativas e a última positiva.

Em primeiro lugar os indivíduos é aqueles grupos humanos considerados que a filosofia como uma coisa inútil, eles julgam a filosofia de diversas maneira como por exemplo: chega considerar como ‘malucos’’ lunáticos’, ‘’ os fora da realidade’’, aqueles que se dedicam a filosofar.

Podemos entender a frase popular corriqueiramente dita no cotidiano da conversa e do diálogo das pessoas e indica alguém que se apresenta as condutas, seja a forma de se vestir, ou outros acontecimentos do dia a dia.

O comentário feito sobre o poeta diz: Os poetas ‘Está sempre com a cabeça ao vento’’ pois o julgamento sobre os filósofos e poetas é considerado como primeira filosofia de Tales de Mileto. Considerava acima do cotidiano as pessoas manifestava as expressões de forma universal com a sociedade através da filosofia, despertava a criatividade e as condições dos conceitos e valores das ações individuais ou coletivas.

A filosofia constitui-se na polidez, admitidas no seio da sociedade, observamos que a filosofia nos mostra a apresentar um profissional filosófico pois através da leitura e do conhecimento expressa um elogio, a filosofia é uma área de estudo tão difícil, que somente uns poucos privilegiados podem dedicar lhe mais atenção e considera a conquista dos objetivos através do elogio, e retira a importância do conhecimento. A filosofia dá-lhe condições suficientes de desenvolvimento em geral para falarmos, encontramos a fala histórica e social, as condições de sobrevivência e crescimento são garantidos.

Desta forma a honorabilidade da filosofia permanece fundando exclusivamente a sua antiguidade, outras formas de conhecimentos foram tratado de tema que a filosofia seria ‘mãe de toda a ciência’’.

Uma terceira forma de conduta seria a importância da filosofia é a ‘’ blangue’’. A filosofia é a ciência com qual se define o mundo, um blangue! Todavia uma forma de dizer brincando que o exercício de filosofar é uma coisa inútil dessa forma de expressar a compreensão de que a filosofia é um modo de conhecer que não sabe aonde veio e nem sabe aonde veio e não aonde vai, define se a postura negativa da sociedade em relação à filosofia brincando, ela é definida como inúteis.

Uma quarta atitude paradarxau em relação a filosofia é a que assumem aqui e acaso os poderes constituídos, entende ser que a filosofia é uma forma de saber que é perigoso nas mãos dos cidadãos e por isso deve ser abolida, mas é importante nas mãos dos poderes até agora descritas diminui ou suprime o seu valor ela apresenta um aspecto entre ‘’ valorizar e o desvalorizar’’ como fazem as atitudes cotidianas ou entre o ‘’ desvalorizar e o valorizar’’ como faz a oficialidade.

A quinta atitude é considerada a propriamente seu assumir a filosofia no aspecto essencial de uma forma de entendimento necessário a práxis humana, sendo assim todos os subterfúgios sejam eles de ‘’ polidez’’, de ‘’ blangue’’ de ‘’ oficialidade’’ ou outros.

Leôncio Basbaum expressa bem o sentido da importância da filosofia na vida humana ao nosso ver a compreensão da filosofia assumi uma forma de entender a realidade e coloque nas mãos do ser humano uma orientação para sua ação. Ela é fundamental na importância para a vida de todos os indivíduos, enquanto os seres humanos desejam encontrar o sentido de um significado para o seu agir.

O que é Filosofia?

Filosofia é o modo de se expressar a realidade de várias formas assim como dizia o filósofo Jaspers que a filosofia está presente em nosso mundo e ele necessariamente se refere.

Ela é infinita e se retorna daí para encontrar seu fundamento histórico sempre original, ela supera os horizontes para ir além do mundo e daí consegue no eterno a experiência do presente.

A filosofia é uma forma de se compreender os dias, do cotidiano dos seres humanos desejos, grandezas e misérias; seus entendimentos são efetivamente concreto que nasce da realidade e preenche o universo.

No pensar de Leôncio Basbaum a filosofia é a própria manifestação da vida humana é a sua mais nova expressão, ás vezes uma simples atitude prática outras vezes no fundo de um método físico profundo e transcendental mais sempre dentro da atividade humana, física e espiritual que o homem evidentemente não se alimenta de filosofia, mas sem dúvida nenhuma precisa da ajuda da filosofia. Da mesma forma George Peoltezr define se que a filosofia como ‘’ uma concepção do mundo da qual decorre uma forma de agir’’.

Essa é uma forma coerente e sistematizada de compreender o mundo.

A filosofia é uma necessidade para o ser humano. Pois ninguém age e não pode agir sem saber ‘’ para onde’’ e ‘’ porque vai’’ pois pertence a realidade humana, buscar um sentido, um significado para sua vida e sua forma de agir, vivemos e agimos a partir de um sentido que normalmente se coloca como a finalidade a sua frente.

Arcangelo Buzzi expressa aqui de qualquer forma quem vive possui uma filosofia, uma concepção do mundo, essa concepção geralmente se aninha nas estruturas consciente da mente, daí ela comanda a vida, dirige lhe os passos da morte e a vida.

A vida concreta de todo homem é, assim filosofia o campônio, o operário técnico, o artista, o jovem, o velho, vivem todos de uma concepção do mundo.

É de fato, todos vivem a partir de um direcionamento significativo do mundo, da vida por isso todos poderiam genericamente ser denominados ‘’ filósofos’’ desde que todos pensam e agem com um conjunto de conceitos e valores lembrando que o próprio filósofo Arcangelo citou que a ‘’ palavra filósofo ficou reservado para aqueles que consciente e deliberadamente se põem a filosofar’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com