TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia? Quem é o filósofo? Como nasceu a filosofia?

Por:   •  13/4/2022  •  Abstract  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

O que é filosofia? Quem é o filósofo?  Como nasceu a filosofia? (0.5)

 

Filosofia é uma palavra grega que significa “amor a sabedoria”    É uma busca pelo conhecimento das questões essenciais da humanidade, aos valores morais e éticos, a mente e a linguagem. Nos traz lucidez buscando a verdade, questionando o que parece ser obvio. Mas não a qualquer custo, ela busca a verdade através do uso da razão e não da crença ou religião, está além do senso comum. A filosofia não é Ciência. O procedimento filosófico não segue o método científico, utiliza um método de pensamento próprio, crítico e rigoroso para adquirir informações importantes, explora as respostas dos questionamentos e o próprio questionamento com racionalidade. Está aberta a novas possibilidades, a partir do que ja foi dito por outros pensadores.  O filosofo é um ser racional e livre que busca compreender a realidade do mundo através de  reflexões, indagações , investigando com rigor e profundidade sobre a existência do homem e sua posição no universo.  A filosofia tem início na  Grécia Antiga, quando surgiram as cidades-estados. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica, na religião, na história dos deuses e na natureza. Com o surgimento da polis grega, os filósofos, daquela época  começaram a investigar e questionar o pensamento humano. Com isso, surgem diversos questionamentos, que  não tinham uma explicação racional. O homem começa a perceber que precisa  buscar respostas para a realidade na própria realidade. E assim, o pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional e crítico, e daí surgiu a filosofia.

A partir do que foi estudado no conteúdo interativo, explique quais as principais características da democracia ateniense e o papel do filosofo na Polis. (1.0) 

 A democracia surgiu na Grécia, com o significado de governo do povo. Apenas os homens atenienses gregos e livres maiores de 21 eram considerados cidadãos, as mulheres, os estrangeiros e os escravos não podiam participar das discussões.  Os cidadãos participavam da Assembleia, para tomar decisões que  aprovava ou rejeitava os projetos  para a cidade. Tudo era debatido em lugar público e  através da fala e dos argumentos. Assim, eram discutidas as idéias  para se chegar a decisões aceitas pela maioria dos cidadãos. A capacidade da oratória e da retórica eram muito valorizadas, quem conseguisse se comunicar mais persuasivamente tinha mais chance de alcançar  um cargo politico mesmo sem ser eleito. Assim, alguns jovens contratavam os sofista que eram considerados sábios, para aprenderem a manha da fala em público. Os filósofos se preocupavam com a Polis, em como organizar a cidade e com a idéia de  um governo sábio e justo para garantir a paz, a justiça e o bem-estar para todos,

     

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com