TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Doze Trabalhos de Hercules

Por:   •  17/10/2018  •  Bibliografia  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

FILOSOFIA

AUTOR: FERNANDA PEREIRA DE LIMA, KELLEN DE FÁTIMA PÍO, RITA DE CASSIA CORSINI

HÉRCULES DOMA O TOURO DE CRETA

POÇO FUNDO-MG 17/10/2018

ESCOLA ESTADUAL SÃO MARCOS

AUTOR: FERNANDA PEREIRA DE LIMA, KELLEN DE FÁTIMA PÍO, RITA DE CASSIA CORSINI

HÉRCULES DOMA O TOURO DE CRETA

POÇO FUNDO-MG 17/10/2018

“TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR DE FILOSOFIA MARCOS VINICIUS DE SOUZA LIMA, COMO UMA ATIVIDADE AVALIATIVA REFERENTE À DISCIPLINA”

RESUMO

O TOURO DE CRETA

Nesse trabalho, Hércules domou o furioso touro de Creta, ao qual eram oferecidos jovens em sacrifício. Essa tarefa chama a atenção para o controle dos instintos, especialmente a sexualidade. Hércules precisava manter o animal vivo: tinha que domar e governar seu instinto mas não matá-lo em um mundo com tantos apelos eróticos e sensuais, esse é um desafio para todos, em especial para jovens.  

INTRODUÇÃO

  O touro de Creta é um dos 12 trabalhos de Hercules, ocupando o sétimo lugar, onde conta a história em que havia um touro que foi amaldiçoado por uma desobediência, que fez com que o touro ficasse furioso. Mais à frente a história conta que uma mulher teve relações com um touro surgindo então o minotauro. O touro por esse motivo passou a aterrorizar a ilha de Creta, no qual deu origem ao nome touro de Creta. As pessoas com medo não saiam de suas casas, com medo de que o touro atacasse-as.

  Após um tempo a história conta que Hercules consegue capturar o touro de Creta, dando sentido ao título da história, mas o touro foi solto novamente por um ato de Hera que não se dava  bem com Hercules. Mas o touro de Creta foi capturado novamente, encontrado nas planices de naratona. Ao longo da história conta a história do minotauro.

  A história  do minotauro  começou quando a rainha se apaixonou pelo touro. A união entre a rainha e o touro resultou no chamado minotauro, um ser totalmente diferente e nunca vista criatura parecida, que se compunha por metade homem metade touro.

  Na história conta uma lenda em que o touro foi trazido das águas a pedido de um homem chamado Minos que era o filho de Rei. Mais a frente a história conta que o filho de Minos foi morto pelos atinunses e para se vingar dos atinuenses, Minos proclamou guerra contra Atenas. Ele ordenou  que 14 jovens de Atenas fossem devorados pelo minotauro, mais o terceiro que ia ser sacrificado conseguiu matar o minotauro.

CAPÍTULO I

OS DOZE TRABALHOS DE HERCULES

Hércules, filho de Júpiter e deAlcmene, é um dos heróis mais populares da mitologia clássica. Diz lenda que Júpiter assumiu o corpo de Anfitrião, marido de Alcmene, e desta união com Alcmene nasceu Hércules e também o seu irmão gémeoÍficles, este último, filho verdadeiro de Anfitríon. Júpiter proclamou que a criança que ia nascer seria um dia o rei da Grécia. Por esta razão, a despeitada Juno, esposa de Júpiter, provocou o nascimento de Eristeu,primo de Hércules, retardando o nascimento dos filhos de Alcmene. Eristeutornou-se, assim, rei da Grécia, e Hércules ficou obrigado a obedecer-lhe.Como Juno ainda não se considerava totalmente vingada da infidelidade deJúpiter e, depois de muitas tentativas mal sucedidas para matar Hércules,provocou-lhe, então, uma raiva tão grande que o enlouqueceu,temporariamente, fazendo com que matasse a própria mulher, Megara, e osfilhos. Em seguida, como Hércules queria deixar Argos, Eristeu, a mando deJuno, só o deixava partir após a realização de doze trabalhos de difícil execução

CAPÍTULO II

SÉTIMO TRABALHO: A CAPTURA DO TOURO DE CRETA

  1. O TOURO DE CRETA

  A  muito tempo em uma ilha chamada Creta um homem chamado Mino que era filho do rei pediu um sinal ao Deus do mar para que o ajudasse pois seu lugar na secessão do trono estava constatado  o Deus do mar disseque mandaria um touro como sinal, mas com uma condição que Minos matasse o touro. Mas Mimos ficou encantado  com a beleza do touro, e misturou o touro no meio do seu gado sacrificando outro animal no lugar. A desobediência de Minos fez com que o Deus do mar jogasse sobe o touro uma maldição fazendo-o ficar furioso. A esposa de Minos se apaixonou  pelo touro e fez com que construicem uma vaca de madeira para que ela entrasse dentro e se relacionar com o touro, o fim disso resultou no minotauro, um ser horrível que seu corpo era formado Poe metade homem metade touro.

  Após esse tempo o touro começou a aterrorizar a ilha de Creta, as pessoas já não tinha mais sossego de sair de suas casas, o touro atacava a qualquer um que tivesse em seus caminho.

  Eristeu não conseguia pensar em algum trabalho que Hercules não conseguisse resolver, ele já havia feito suas tarefas e Hercules  conseguiu realizar todas. então Eristeu ordeunou que Hercules capturasse o touro de Creta e o trouxesse vivo pelo mar.

  Hercules estava encarregado da tarefa e partiu para Creta para capturar o famoso touro de Creta. Ele navegou pelo mar e não demorou muito até que Hercules encontrasse o touro de Creta, ele começou a lutar na mesma hora,ao ver o Hercules o touro já posicionou para ataca-lo, mas Hercules resistiu. Hercules lutou com o animal, pegando sua cabeça e abaixando-na até relar suas narinas no chão, ele lutou até cansar, com um laço Hercules montou as costas do touro e atravessou o mar.

  Quando Hercules entrega o touro para necenas, ele decide que quer matar o touro, mas a deusa Hera não aceitou por ser um presente de Hercules. Então Eristeu soltou o touro pela Grécia até ser capturado pelo Teseu.  Após o filho de Minos o Androceu foi morto pelos atenienses. Com raiva Minos para se vingar ordenou guerra contra Atenas, ele subjugou que quatorzes jovens, sendo sete moças e sete rapazes fossem trazidos todos os anos para serem devorados pelo minotauro. Para acabar com essa rincha, Teseu príncipe de Atenas, entrou no labirinto onde o minotauro ficava e o matou dando fim a essa guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com