TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mitos da Caverna de Platão e Meta Física de Aristóteles

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: História da Filosofia I

Dissertação sobre os mitos de Platão

Na imagem do sol, Platão em A República faz uma analogia em que o Sol representa o bem, de modo que o sol representa o sensível no que diz respeito a visão e visível, e o Bem está conectado ao inteligível e o intelecto. No momento em que a escuridão da noite chega, os olhos pouco ou nada veem, no entanto quando o olhar se volta para a luz do Sol, sua visão se torna clara, assumindo sua função apropriada.

O Sol é o que possibilita a visão no mundo concreto, de modo que torne as coisas visíveis para que exista a possibilidade de conhecer a si, ao mesmo tempo em que faz com que as coisas sejam possíveis. Nas ideias de Platão, o Sol é o Bem, mas o Bem está além do mundo visível, portanto não pode ter algo de concreto. Por fim, o Bem proporciona a verdade dos nossos conhecimentos, e nos proporciona ter a dimensão da nossa existência, e está além do próprio conhecimento ou ainda da existência.

Na Alegoria da Linha, Platão dividirá em duas partes tanto o mundo visível quanto o inteligível. Platão para deixar de uma forma mais clara, no diálogo com Gláucon diz que: “Supõe então uma linha cortada em duas partes desiguais; corte novamente cada um dos segmentos segundo a mesma proporção, o da espécie visível e o da inteligível.” (A República – VI 509e).

No momento em que Platão sugere a divisão da linha, ele não obrigatoriamente divide o mundo em duas partes (sensível e inteligível), contudo em um mundo somente, dividido de forma proporcional, analógica e geométrica, em locais e sob sustentáculo do Bem.

Platão pondera que o conhecimento do Ser e do Inteligível poderia ser alcançado por meio da dialética, pois a ciência nos induz até a hipótese, sabendo que os estudos veem através do pensamento e não pelos sentidos. Assim, partindo de hipóteses, não se pode obter a inteligência, tendo então o entendimento, que de acordo com ele, é desta maneira o intermédio entre opinião e inteligência.

No Mito da Caverna, Platão expõe sobre os prisioneiros que passam suas vidas presos a correntes em uma caverna onde não se faz nada a não ser olhar para uma parede que há no fundo da caverna e que nela há projeções de sombras da luz produzida por uma fogueira localizada mais adiante na caverna. Na parece, projetam-se sombras de estátuas, animais, plantas e objetos, exibindo cenas do cotidiano, diante disso, os prisioneiros atribuem nomes as sombras, promovendo análises e julgamentos para o que seus olhos podem ver.

Partindo da ideia de que um dos prisioneiros se libertasse de suas correntes para então explorar o interior da caverna e o mundo além dela, ao se deparar com a realidade, iria perceber que durante toda sua vida, estava julgando e analisando nada mais do que sombras projetadas de objetos. No momento em que o prisioneiro entra em contato com a realidade, ele ficaria encantado com os seres reais e a natureza que o cercava.

Após esse contato, o prisioneiro então volta para a caverna na intenção de repassar sua experiência que adquiriu para seus companheiros prisioneiros que não se libertaram ainda. No entanto, seus colegas ficariam incrédulos com os relatos e o prisioneiro que esteve fora seria ridicularizado, pois os outros prisioneiros apenas poderiam crer naquilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com