TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios da Bioética

Por:   •  10/6/2021  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

No capítulo Problemas e Perspectivas do livro Bioética, o autor Darlei Dall’Agnol apresenta algumas críticas direcionadas ao principialismo. A primeira delas é sobre “as normas básicas serem amplas demais e, assim, destituídas de conteúdo” (p. 27). Aqui, esse generalismo, traria contradições entre os princípios e interpretações que não dariam conta da complexidade dos problemas éticos enfrentados pela sociedade em suas diversas facetas culturais. Esses dilemas se dão muitas vezes em casos em que um princípio se sobrepõe a outro e obrigam os profissionais a tomarem decisões avaliando cada caso em particular e com isso as dificuldades aumentam, uma vez que cada cultura encara determinados problemas diferentemente de outras.

Também, aponta o autor, existe uma problemática ainda maior, que é quanto ao valor intrínseco da vida, uma vez que “o principialismo, parece possuir, realmente, uma lacuna sob o ponto de vista filosófico por não dar a devida atenção reflexiva à questão do valor da vida humana” (p. 30). Porém, ao mesmo tempo, há um certo consenso sobre o real valor da vida e que é necessário refletir sobre esse valor ao mesmo tempo em que se reflete sobre a relação que o ser humano, enquanto ser vivo no planeta, se relaciona com ele e com as outras formas de vida.

Assim, ao refletir sobre as diversas perspectivas filosóficas sobre a vida humana, é possível refletir sobre as possíveis implicações dos avanços tecnológicos e científicos que esses avanços podem gerar. Com isso, o conhecimento técnico-cientifico pode e deve evoluir, mas precisa levar consigo a evolução das reflexões éticas e bioéticas, levando em consideração aspectos culturais, morais e dogmáticos que possam impactar diretamente na preservação da vida humana e de outras espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com