TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Prof. Dr. Oderson Dias de Mello

JEFFERSON KYOSHI KOMESU

TUTOR PRESENCIAL

TECNOLOGIA EM GESTÃO

NAVIRAÍ-MS,24 DE MAIO DE 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Tecnologia em Gestão”, sob orientação da professor -tutor à distância ODERSON DIAS DE MELLO.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A presente ATPS – Atividade Prática Supervisionada – tem como objetivo sistematizar o Processo Administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar) por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.

Ao final, espera-se que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do curso de Administração. Espera-se, também, favorecer o desenvolvimento de competências do profissional para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, pensar criticamente e ter visão global do papel do Administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade.

PLANEJAMENTO:

As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.

1. Estabelecimento de objetivos

O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para saber exatamente como chegar até lá.

Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.

2. Desdobramento dos objetivos

Os objetivos das organizações podem ser visualizados em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização (no topo da hierarquia) até os objetivos operativos ou operacionais que envolvem simples instruções para a rotina cotidiana (na base da hierarquia).

b) Fazer uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis na biblioteca de sua unidade.

PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Ao coordenar o trabalho das pessoas o Administrador de Empresas desempenha suas funções através de QUATRO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

- PLANEJAMENTO: Determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas.

- ORGANIZAÇÃO: Estrutura a empresa, reunindo pessoas e os equipamentos necessários ao trabalho de acordo com o planejamento efetuado.

- DIREÇÃO: Conduz e coordena o trabalho do pessoal.

- CONTROLE: Verifica se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas.

CONCEITO DE PLANEJAMENTO

O primeiro processo de administração é o PLANEJAMENTO. Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. Os administradores, além de planejar, organizam, dirigem e controlam as atividades do pessoal que trabalha sob sua orientação e coordenação.

TIPOS DE PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO

- Planejamento Especial

- Planejamento Geral

- Planejamento Especial: É aquele que, atingindo o seu objetivo, deixa de ser utilizado. Não tem mais razão de ser, porque o programa foi cumprido e alcançado o objetivo desejado. Ex. Lançamento de um novo equipamento, assim que ficar conhecido pelo público deixa de ser especial. Novo modelo de Veículo.

- Planejamento Geral: É usado muitas vezes de forma permanente. (Todos os produtos são lançados no mercado consumidor) sem distinção especial.

Na administração das organizações distinguiram-se três (3) níveis de planejamento, os quais têm características distintas:

• O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO dá direção à empresa, adaptando-a ao seu meio ambiente (atribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com