TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Painel do Grau de Aprendiz

Por:   •  14/7/2025  •  Projeto de pesquisa  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1][pic 2]

TRABALHO REFERENTE Á 1ª INSTRUÇÃO DE APR.·. M.·.

Painel da loja de Aprendiz

 O Painel em Loja remonta aos primórdios da Maçonaria, com objetivo de representar os mais importantes Símbolos da Ordem e de seus princípios, era desenhado a giz e carvão no assoalho das Tabernas onde se realizavam as Sessões. O inconveniente de ter que apagá-los ao término da Sessão, ou de causar danos aos proprietários das estalagens, levou algumas Lojas a desenha-los sobre um tapete ou um pano, expostos aos presentes. Foi o Ir.·. John Harris, quem desenhou os Painéis em meados de 1820 e que, salvo pequenas modificações, se encontram em uso até hoje. O Painel da Loja do Aprendiz, como é chamado no R.·. E.·. A.·. A.·. é um quadro onde estão desenhados os principais símbolos do Grau de Aprendiz, sintetiza os mistérios pertinentes ao grau e indica os símbolos que devem ser profundamente estudados e interpretados pelos iniciados.

Prestado atenção para a forma da Loja, verificamos que é a de um quadrado oblongo, denominação mais antiga utilizada para um retângulo, que também poder ser chamado de quadrilongo, a primeira noticia que temos de um local especialmente ao culto divino é a do tabernáculo, erigido por Moises cujo comprimento vai de L ao O (Oriente para o Ocidente), serviu de modelo e posição do Templo de Salomão, a largura, do N ao S (Norte ao Sul), a profundidade, da superfície ao centro da Terra, e sua altura até aos céus. O motivo para uma Loja de Maçônica ser representada por essa vasta extensão é para mostrar a universalidade da ciência, da mesma maneira que a caridade do Maçom não deve conhecer limites, salvo aqueles que forem determinados pela prudência. As Lojas estão situadas exatamente a L e O, porque todos os lugares de adoração divina, assim como as Lojas regulares, bem formadas e constituídas de Maçons estão, ou deveriam estar assim situadas, para isso, são apresentadas três razões de ordem maçônica: A primeira, o Sol, a Glória do Senhor, nasce no Leste e põe-se no Oeste; a segunda, a Sabedoria originou-se no Or.·. , e estendeu sua benéfica influência para o Oc.·. , a terceira, última, e grande razão é porque a Doutrina do Amor e da Fraternidade, o exemplo do cumprimento da lei, também vieram do Or.·. , por intermédio do nosso Divino Mestre. 

As Lojas são sustentadas por três grandes colunas. Chamam-se elas: Sabedoria, Força e Beleza. Sabedoria para nos conduzir em todos os nossos empreendimentos, Força para nos sustentar em todas as nossas dificuldades, e Beleza para adornar o nosso íntimo. O Universo é o Templo da Divindade a quem servimos; Sabedoria, Força e Beleza dizem respeito ao Seu Trono como pilares de Suas Obras, pois Sua Sabedoria é infinita, Sua Força é onipotente e Sua Beleza brilha através de toda a criação em simetria e ordem.

As três grandes Colunas que sustentam uma Loja Maçônica são símbolos desses atributos Divinos, além de representarem Salomão Rei de Israel, Hiram Rei de Tiro e Hiram Abiff. Salomão Rei de Israel, por sua sabedoria construindo, terminando e dedicando o Templo de Jerusalém ao serviço de Deus; Hiram Rei de Tiro, por sua força, auxiliando-o com homens e materiais; e Hiram Abiff, por seu raro e magistral trabalho, embelezando e adornando o mesmo. Mas, como não temos ordens de arquitetura conhecidas pelos nomes de Sabedoria, Força e Beleza, nós nos referimos a elas pelas mais célebres, que são: a Jônica, a Dórica e a Coríntia.

A cobertura de uma Loja é um dossel celeste de várias cores, o próprio céu. O caminho pelo qual nós, como Maçons esperamos lá chegar tem como auxílio uma escada, chamada nas Escrituras como Escada de Jacó. Ela é composta de muitos degraus, que representam muitas virtudes morais, mas as três principais são: Fé, Esperança e Caridade. Fé no Grande Arquiteto do Universo, Esperança na salvação e Caridade para todos os homens. Ela alcança os céus, e se apoia no Livro da Lei, porque, pelas doutrinas contidas nesse Livro Sagrado, somos ensinados a crer na benevolência da Divina Providência, crença que reforça a nossa fé, e nos habilita a subir o primeiro degrau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com