TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Exames: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  6.636 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?

R. O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivo – e como deve ser feito – planos.

O planejamento é importante pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o auto conhecimento organizacional e fornece consistência.

As principais críticas são: não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional , a criatividade, a inovação e a ousadia.

2. Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

R. Os objetivos são resultados, propósitos, intenções, ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar o objetivo. Exemplo de plano: Para que a empresa consiga ser líder de mercado daqui a 4 anos, ela precisa focar na logística, para que exista estoque de seu produto em todo território nacional.

Os planos podem ser classificados em três diferentes tipos, estratégicos, táticos e operacional.

Estratégicos: Cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo.

Táticos: Traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos, geralmente atingem uma área funcional, como marketing ou recursos humanos.

Operacionais: Identificam os processos e procedimentos específicos. Os planos operacionais têm uma orientação de curto prazo e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.

3. Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?

R. As características que os objetivos bem definidos devem ter são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. Mesmo que o objetivo da organizaçåo nao tenha todas essas caracteristicas ainda sim é importante que a empresa tenha objetivo, pois sem eles ela nåo teria um alvo a alcançar.

4. Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação?

R. Na administração estratégica existem seis etapas: planejamento, implementação, controle estratégico, analise do ambiente interno e externo, implementação estratégica e por fim a avaliação do controle dos resultados. Quando se fala em formulação e implementação estratégica, não se pode dizer que uma é mais importante que a outra, ambas são importantes, pois toda organização, em algum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com