TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder e Autoridade

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese dos principais tópicos: Poder e autoridade.

Conceito de poder e autoridade:

Na sociedade que se vive hoje em dia é necessário compreender as relações entre os seres humanos que estão à nossa volta. Um dessas relações é o poder. Este é a capacidade de impor sua vontade, acima das demais. Aquele que pode mandar e, consequentemente, terá sua vontade obedecida, é considerado poderoso. Já a autoridade, é a capacidade de exercer esse tal poder.

Teoria da soma zero:

Nessa ideologia clássica de noção de poder, acredita-se que o poder ocupa determinados lugares dentre a sociedade, uma espécie de concentração do poder. Por exemplo, uma empresa governada por um Presidente, o corpo desse indivíduo, dentro da empresa será o lugar onde, o mais alto nível de poder estará concentrado. Nessa concepção, a dinâmica do poder é, principalmente, associada a repressão. Repressão, anular as vontades dos governados pela vontade do governante. Daí, a teoria da soma zero. Uma espécie de equação onde, é necessário que a quantidade de poder do governante tem seja proporcional à quantidade de poder que os governados não possuem, daí “soma zero”, isso para gerar um equilíbrio social. De acordo com essa teoria o poder está concentrado nas mais

O poder como rede:

Michael Foulcault, afirmou que o poder enovela tudo, ou seja, as relações de poder estão presentes em todos os lugares, constituindo uma rede que cobre a sociedade. Ele retrata a teoria clássica anteriormente apresentada como vaga, e diz que ela pode ser resumida em “você não deve”, afirmando que o poder não se resume à apenas repressão.

Foulcault rompe com a teoria clássica do poder afirmando, que não se pode materializar o poder em determinado lugar ou em lugares específicos, tendo em vista que ele está diluído por todo o tecido social. Ele afirma que há uma espécie de onipresença do poder, contrariando a teoria anteriormente vista.

O pensador resume sua teoria em 5 principais pontos:

1- O poder se exerce: o poder não é algo possível, ou algo que se possa perder, mas algo que todos os indivíduos exercem e sofrem.

2- As relações de poder são imanentes: o poder é interno a todo tipo de relação social

3- O poder vem de baixo: afirmando que são as correlações de micropoderes que sustentam os macropoderes de forma mais imediata

4- As relações de poder são intencionais: O poder é sempre estratégico, ou seja, é sempre exercido com intuito de algo, sendo guiado por metas e objetivos.

5- Se há poder, há resistência: afirma que a resistência faz parte do próprio jogo de poder, sendo tornada condição de sua existência

Poder e política: Platão e Aristóteles

Platão o governo dos filósofos: Resumidamente, Platão acreditava que os melhores e mais capazes para governar eram os que deveriam governar a cidade. Ele criticou a democracia, principalmente, pois qualquer cidadão poderia subir ao poder, mesmo não sendo necessariamente capaz de exercer o poder dentro do governo. Platão Afirma que a pessoa mais bem preparada para governar era o filósofo, por possuir um caráter racional, e através dele contemplar a ideia de justiça e governar com sabedoria.

Aristóteles também não considerava a democracia a melhor forma de governar. De acordo com ele o bom governo não será alcançado apenas por seus líderes possuírem um caráter racional. Para o filósofo o bom governo é aquele que visa o bem comum, ao interesse coletivo, unicamente de maneira a garantir a felicidade a todo. E o mau governo é aquele exercido para o interesse de quem governa, resultando uma forma corrompida de governo. Ele classificou várias formas de governos e suas possíveis formas corrompidas. Por exemplo a monarquia, sendo ela um governo de apenas um visando o bem comum. Essa forma de governo pode corromper-se em uma tirana, a partir do momento em que o governante visa os seus próprios interesses, e não a felicidade coletiva.

Mudanças no pensamento político

Enquanto o pensamento político antigo se preocupava em estabelecer os fundamentos de política e como ela deveria ser, o pensamento de Maquiavel se preocupava em mostrar como ela realmente é.

Maquiavel compreende a política como sendo o conflito e as formas de gerir as várias facetas desse conflito. Ele defende dois conceitos como fundamentais. Primeiramente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com