TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Introdução à Filosofia

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

FILOSOFIA – BACHARELADO

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

aluno

JALES/SP

2019

ATIVIDADE: PORTFÓLIO 2º CICLO

1) Com base nas leituras realizadas até o momento, você deverá selecionar dois aspectos que caracterizam a especificidade da Filosofia, abordados por Murcho (2017) e Paviani (2014) e que, em sua análise, trouxeram contribuições significativas para sua formação. Seu desafio será apresentar os dois aspectos escolhidos e justificar a sua escolha. Lembre-se de apresentar os trechos dos textos analisados para fundamentar melhor sua resposta.

Primeiramente, quanto à Murcho, destaco o seguinte excerto:

[...] A filosofia, pelo contrário, exige abertura de espírito e disponibilidade para pensar livremente. O facto de a filosofia ser uma actividade crítica coloca-te numa posição muito diferente, como estudante, daquela que te é exigida nas outras disciplinas. Em filosofia, tens a liberdade de defender as tuas ideias. Tanto podes defender que Deus existe como que não existe; tanto podes defender que o aborto deve ser permitido como que não o deve ser. Até podes defender que a filosofia é uma ilusão e um absurdo. Nesta disciplina, não te pedimos que te limites a repetir o que diz o teu professor. O que pedimos é que aprendas a pensar. E pensar implica apresentar argumentos. Tens a liberdade de defender o que quiseres, mas tens de adoptar uma atitude crítica. [...]

Aqui há uma clara referência à liberdade do ser e do filosofar, liberdade aonde se encontram as bases de toda a construção da cultura, da ciência e do desenvolvimento humano (especialmente ocidental) alcançados nos últimos dois milênios. Sem esse espírito crítico, peculiar à filosofia, é difícil de imaginar o ato de filosofar, e (inter-relacionando ao artigo de Russel [desenvolvido no próximo item desta atividade]), da própria investigação científica encontrada em todas as áreas do conhecimento.

Já quanto à Paviani, no primeiro capítulo, o autor aborda acerca da função e da presença da filosofia na história e na sociedade. Esclarecendo que a filosofia precisa justificar sua natureza, cita seis aproximações para pensar sobre sua origem, natureza e função: o que é a filosofia; como ter acesso à filosofia; porque, o que e para que pensamos; o que é o homem; filosofia e ciência andam juntas; e reconhecimento de si no outro.

Neste autor, um excerto que me chamou atenção, é este:

Apesar de a filosofia ser ignorada ou vista preconceituosamente, ela, de um modo ou de outro, se faz presente e, sempre ressurge das cinzas, em muitas formas, em todas as áreas do saber, do fazer e do agir. Basta observar filósofos contemporâneos que estão sendo lidos em diferentes campos do conhecimento humano. Os avanços científicos e tecnológicos naturalmente exigem essa abertura. A interdisciplinaridade é parte integrante do novo estatuto do conhecimento e ela torna-se possível quando as questões epistemológicas e éticas são examinadas. Por isso, o exame do conceito de filosofia permite reconstruir sua natureza e sua função, reintegrá-la aos demais saberes e a práticas e situá-la em sua justa posição social e histórica. Finalmente, permite rever a filosofia e o filosofar como duas propostas pedagógicas de um único fenômeno com duas faces.

Neste excerto, alinhado à questão da correlação e da simbiose entre a filosofia e demais saberes (abordados na próxima questão), encontramos a afirmação de que mesmo em cinzas, a filosofia pode ser encontrada permeando todos os campos do conhecimento humano. E esta é uma característica central a meu ver, caracterizando sua forte especificidade.

2) Nesta segunda etapa, leia e analise o texto “O valor da filosofia”, produzido por Bertrand Russel e, após essa análise, apresente um aspecto, tratado por esse filósofo que, em sua análise, apresenta uma característica relevante a respeito da importância da Filosofia. Você deverá justificar adequadamente sua escolha.

        Bertrand Russell certamente é uma das personalidades mais influentes de nossa Era, e através de sua extensa produção científica, legou às futuras gerações seus estudos e análises sempre contemporâneas de temas correlatos à filosofia, lógica e matemática.

        Ao analisar o artigo “O valor da Filosofia”, o excerto que, para mim, é o mais simbólico, é este:

A filosofia, como os demais estudos, visa fundamentalmente o conhecimento. O conhecimento que ela tem em vista é aquela espécie de conhecimento que confere unidade e organização sistemática a todo o corpo do saber científico, bem como o que resulta de um exame crítico dos fundamentos das nossas convicções, dos nossos preconceitos, e das nossas crenças. Mas não se pode dizer, no entanto, que a filosofia tenha tido algum grande êxito na sua tentativa de dar respostas definitivas à suas questões. Se perguntarmos a um matemático, a um mineralogista, a um historiador, ou a qualquer outro homem de saber, que conjunto de verdades concretas foi estabelecido pela sua ciência, sua resposta durará tanto tempo quanto estivermos dispostos a lhe dar ouvidos. Mas se fizermos essa mesma pergunta a um filósofo, terá que confessar, se for sincero, que a filosofia não alcançou resultados positivos como os que foram alcançados por outras ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com