TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Do Conhecimento

Dissertações: Produção Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese da obra de Ponchirolli “Métodos para produção do conhecimento”

PONCHIROLLI, Osmar; PONCHIROLLI, Maderli, Métodos para produção do conhecimento, São Paulo, Atlas, 2012.

Introdução

A divisão em partes de um estudofacilita o entendimento. Eles fazem a divisão em: Origem do Conhecimento, Essência do Conhecimento, Possibilidade do Conhecimento e Formas do Conhecimento. O Autor se baseia na obra de Johannes Hessen e nas teorias de filósofos gregos antigos.

Desenvolvimento

Origem do conhecimento: O Racionalismo baseia-se na razão e enxerga no pensamento, na razão, a principal fonte do conhecimento humano. O Empirismo, baseia-se na experiência. O Intelectualismo é o que intenciona a mediação entre o racionalismo e empirismo “razão e experiência”. O Apriorismo é a crítica do conhecimento ou da faculdade de conhecer.

Essência do conhecimento: O Realismo é a doutrina que separa o real do espiritual. O Idealismo baseia-se na consciência do não saber, “simples saber não saber”. O Fenomenalismo é a teoria segundo a qual não se conhecem as coisas como são, mas com o nos aparecem.

A possibilidade do conhecimento: O Dogmatismo, entende-se por dogmatismo a posição epistemológica para a qual não existe ainda o problema do conhecimento. Tem por supostas a possibilidade e a realidade do contato entre o sujeito e o objeto. O Ceticismo, enquanto o dogmatismo considera a possibilidade de um contato entre o sujeito e o objeto como algo compreensível por si mesmo, o ceticismo nega esta possibilidade. Portanto, não se deve formular nenhum juízo, mas sim, abster-se totalmente de julgar.

Formas do conhecimento: A Intuição quer dizer ação de ver diretamente, dentro das coisas, ou também, contemplar a imagem que é refletida por um espelho. Designa, em geral, o modo de conhecimento imediato, quer se trate de contemplação de algo imediatamente presente, isto é, um conhecer sem intermediário. A Analogia, no sentido mais geral, analogia significa proporção, relação, semelhança. A Indução, é próprio do espírito humano não se contentar com os conhecimentos adquiridos. Tem duas maneiras de prosseguir: recorrer à experiência ou pensar sobre os dados que possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com