TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES FILOSÓFICAS NO SHOW DA VIDA “ O SHOW DE TRUMAN’’

Por:   •  27/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  4.105 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES FILOSÓFICAS NO SHOW DA VIDA “ O SHOW DE TRUMAN’’

No filme o show de Truman se estabelece uma relação entre a filosofia e o cinema, no qual Truman participa de um reality show sem saber, transmitido 24 horas por dia onde todos os figurantes estão cientes da encenação, menos o personagem principal.

Truman Burbank nasceu em um ambiente harmonioso e calmo, um homem que inicialmente não sabe que está vivendo em uma realidade construída através de um programa da televisão. Seus amigos, familiares e os demais habitantes da cidade fazem parte do elenco. No desenrolar do filme Truman busca a verdade sobre sua existência.

No filme Truman é um corretor de imóveis em uma rotina repetitiva, sua vida é transmitida por 30 anos onde ele nasce , cresce e casa até ele descobrir tudo o que estava a sua volta. Na trama de Truman uma tragédia acontece quando ele e seu pai saem para pescar , o clima ficou chuvoso , o ‘mar’ agitado ao ponto de seu pai morrer afogado. Porém este era apenas um episódio planejado pra que Truman não desenvolvesse um medo de água o que ajudaria a mantê-lo na ilha chamada Seahaven.

Ficou claro que lá em Seahaven era um cativeiro para Truman , sua realidade controlada e distorcida mesmo ele não fazendo ideia do que estava acontecendo.

Esse fato nos leva a uma teoria relativa semelhante a questão do conhecimento humano. O livro VII da republica de Platão , era relatado três prisioneiros acorrentados com suas cabeças sempre direcionadas para a parede, onde só era visível sombras formadas através de uma fogueira , a realidade conhecida por eles era apenas a que lhes era apresentado. O que difere o show de Truman no qual todos sabem o que acontece menos ele.

O reality show é dirigido por (Christof) , que adotou Truman quando era recém-nascido , em uma entrevista sobre o programa relata que Truman nunca questionou sua realidade , porque aceitamos a realidade do mundo do jeito que nos era apresentado, e caso Truman tivesse ambição em descobrir a verdade nada poderia o impedir , porém Truman preferiria sua cela.

O filme como a sociedade é manipulada pelos meios de comunicação ( principalmente a tv ), a mídia manipula o dia a dia das pessoas , note que no filme apesar de parecer que se tratava da manipulação da vida de uma pessoa , na verdade era a vida das pessoas ( todos os telespectadores ), que estavam sendo manipulados. O diretor do programa ( Christof ) manipulava de forma efetiva , fazia o que queria com os sentimentos dos telespectadores ( a hora de chorar a hora de rir ), ou seja , o verdadeiro Truman é a própria sociedade.

Para finalizar um trecho do filme , “ nada ali é real, tudo ali é real’’ , a questão é como definir a realidade quando se está manipulando-a !?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com