TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O filme “O show de Truman: o Show da Vida”

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 6

  O filme “O show de Truman: o Show da Vida” retrata a história de um homem que participava de um reality show sem saber. O personagem, interpretado por Jim Carrey, começou a ser filmado ainda dentro do útero da mãe, quando o programa estava selecionando, dentre 5 grávidas, qual seria o bebê escolhido para ser a estrela do show. Fruto de uma gravidez indesejada, Truman - prematuro - nasceu próximo à data em que o programa estava previsto para começar. Por isso foi o selecionado, sendo legalmente adotado pela empresa produtora. Assim, bilhares de pessoas acompanharam seu nascimento e vários  países assistiram seu primeiro passo. Mas, o filme só começou quando Truman tinha quase 30 anos.

 

  Gravado 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, o personagem principal vive sendo assistido pelo mundo todo, em uma cidade cenográfica. Construída em Hollywood, a Ilha de Seahaven possui uma alta tecnologia e uma complexa cadeia de câmeras escondidas. O idealizador do programa, Christof, é considerado o melhor televisionário do mundo. Criador do “mundo Seahaven” dentro do mundo, ele dirige o reality sem interrupções. E tudo o que há no programa é comercializado - desde as roupas e acessórios dos atores, até a comida e as casas existentes no cenário. Entretanto, o que mais chama atenção nessa grandiosa produção é o fato de que Truman, apesar de ser a estrela do Show, não tem consciência disso. Pois como foi criado desde seu nascimento na cidade cenográfica, ele não tem conhecimento de que a Ilha é artificial. Muito menos tem ideia, num primeiro momento, de que as pessoas que se relacionam com ele são todas atores. Seus pais, sua mulher, seu melhor amigo – todos são atores profissionais. Também são artificiais os eventos meteorológicos, o sol, a lua etc. Tudo o que está à sua volta tem “uma marcação”, um “script” - apesar de o diretor do programa dizer que não.    

 

Segundo Christof, ainda que o mundo em que Truman viva seja falso, o que importa é que não há falsidade nenhuma nele. Diz ainda que não há scripts, não há interferências,sendo genuíno o que se assiste. O que não é verdade, já que as interferências eram comuns. Todos aqueles que conviviam com Truman seguiam um roteiro preestabelecido, interpretando papéis e comunicando-se com a direção por meio de um aparelho colocado no ouvido. E, a todo o momento, a direção do programa interferia, seja manipulando notícias e informações, seja criando situações de todo tipo.

   O idealizador do reality show – Christof – queria que Truman vivesse toda sua vida pautada em uma concepção de mundo ontológico. É dito isso porque, pelo enredo desenvolvido, se mostra que o diretor esperava do astro apenas o cumprimento de seu destino. Ou seja, a “vida” se encarregaria de conduzir os acontecimentos, de forma a alegrar os milhares de espectadores que assistiam Truman todos os dias. Além disso, Christof agia  tal como uma autoridade divina, e não se submetia a valores ou normas, já que sua onipresença e onipotência eram naturais e legítimas, não necessitando de justificativas. Pode-se perceber esse comportamento quando o diretor engana Truman, fazendo-o acreditar que se relaciona com pessoas sinceras e rais, quando controla o rádio de seu carro de forma a lhe criar medos e bloqueios. Ou quando cria uma tempestade colocando em risco sua vida. A ideia era de que Truman entendesse que nasceu com um destino impossível de se afastar. Ele já possuía uma bela esposa, família, casa, trabalho. Então, por que reclamar? Cabia-lhe apenas seguir um roteiro, deixar os acontecimentos do seu dia a dia conduzir seu futuro.

  Ainda, a cidade cenográfica aonde Truman foi criado reproduziu a era moderna. Lá existia tecnologia, carros potentes, arquitetura padronizada, padrões de moda e de consumo. Em várias cenas aparecem propagandas de produtos, e o próprio personagem principal trabalha com o mundo dos negócios vendendo seguros. Desse modo o contexto do reality apresenta uma cópia do que se refere ao mundo fora de lá, tornando-o mais real para os telespectadores.

   

   Contudo, o Show de Truman é facilmente comparado a um famoso mito de Platão. O mito se refere a cativos que desde a infância foram acorrentados nas pernas e nos pescoços, em uma caverna. Nela, eles ficavam virados de frente para uma parede e de costas para a entrada da caverna, de forma que só lhes era possível ver e ouvir as sombras e os ecos daqueles que desfilavam do lado de fora. Se algum deles conseguisse se libertar e fosse em direção à luz , de primeira, nada do que visse ou ouvisse lhe faria sentido. As sombras, inicialmente, ainda pareceriam mais verdadeiras, pois seria necessário um tempo até que os olhos acostumassem com a claridade. Só depois, o ex-cativo perceberia a realidade como era de fato. Ainda assim, não adiantaria àquele que conheceu a verdade voltar à caverna e contar a boa-nova aos demais acorrentados, porque estes não lhe dariam ouvidos, só acreditando naquilo que suas próprias percepções lhes revelassem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com