TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE LEVAM OS FUNCIONÁRIOS AO AFASTAMENTO DA SUA FUNÇÃO

Por:   •  27/9/2018  •  Dissertação  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
Faculdade de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

FATORES QUE LEVAM OS FUNCIONÁRIOS AO AFASTAMENTO DA SUA FUNÇÃO

PIRACICABA - SP
2016

07. INTRODUÇÃO

        De acordo com a história do homem, a saúde vem sendo umas das principais preocupações, reconhecendo que as doenças são fontes de sofrimento e tristeza que pode levar a morte. Já o trabalho está relacionado com a sua dignidade e satisfação, pois através dele que o indivíduo se realiza, torna-se útil e garante seu sustento e de seus dependentes, por isso, o trabalho representa um papel muito importante na vida do ser humano (CORDEIRO, 2006).

        Avalia-se o processo de saúde hodiernamente não só como um simples indicador do impacto do trabalho sobre os indivíduos, mas também como uma consequência do processo de produção. Tal processo se faz ainda mais complexo em países em desenvolvimento como o Brasil, marcado por sinais históricos e profundos de espoliação social e econômica, que geram transformações nas relações de trabalho afetando, posteriormente, a vida e a saúde do trabalhador (CAVALCANTE, 2008).

        O homem não pode ser visto como uma máquina humana, este ser é dotado de uma história, desejos, motivações e necessidades psicológicas e sociais, que se relacionam com as perspectivas do trabalho. O adoecimento no trabalho é consequente da necessidade de se viver em um ambiente que o seja prejudicial, trazendo sensações desagradáveis, proporcionando um estado de luta do sujeito contra as forças que o estão empurrando em direção à doença (DEJOURS,1994),

        A pouca valorização da profissão e a desatenção frente aos problemas identificados pela equipe ocasionam complicações diante do processo de humanização no trabalho dos profissionais da saúde, sendo uma questão a ser refletida, pois a maioria dos profissionais enfrenta situações difíceis em seu ambiente de trabalho. A organização precisa intervir de alguma maneira para que o trabalho não seja afetado ainda mais de forma abrupta, no qual o trabalhador deixe de produzir e fique com a saúde afetada, prejudicando sua vida particular levando até mesmo ao afastamento de sua função dentro da instituição.

        Tendo em vista Almeida (2011), a promoção da saúde e bem-estar dos funcionários, torna-se necessário a fim de sustentar a importância dos trabalhadores como parceiros das organizações. Os trabalhadores deveriam desfrutar de uma estratégica estruturada, onde beneficiariam todas as partes envolvidas.

        Segundo Cavalcante (2008), alguns parâmetros vão sendo estabelecidos, como os saberes interdisciplinares, sociais e políticos, em que os profissionais de saúde juntamente com os seus organismos de representação estejam envolvidos na mudança da organização, do processo de trabalho, em busca do trabalho humanizado, gerando a possibilidade de se aprender outras implicações e relações entre trabalho e saúde.

        Os diferentes espaços de trabalhos oferecidos constituem-se em oportunidades diferenciadas para a aquisição de atributos qualificativos da identidade de trabalhador. Do ponto de vista psicológico, o trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente, quanto à forma e ao meio no qual se desempenha a tarefa (ALMEIDA, 2011).

        Assim, a busca de melhorias nas condições de trabalho é o que contribui para a transposição da visão mecanicista, que coisifica os indivíduos em meras ferramentas de trabalho para a obtenção de lucros sem considerar suas demandas, para uma visão de que a organização se faz a partir das relações de parceria com o trabalhador.

08. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O presente trabalho teve por objetivo identificar através do diagnóstico organizacional participativo, as principais categorias de riscos psicossociais que podem levar ao estresse e  ao adoecimento do trabalhador, levando-o ao afastamento de sua função. Visou-se ainda permitir ao trabalhador um maior esclarecimento frente a essa temática e através da percepção subjetiva da equipe de trabalho contribuir para a elaboração de estratégias de gerenciamento destes riscos no ambiente de trabalho, com vistas ao estímulo da prevenção e da promoção de saúde e a consolidação de uma cultura de humanização no trabalho destes profissionais, acarretando em um melhor desempenho da equipe no atendimento ao usuário.

09. MÉTODO

        O presente trabalho visou recolher informações através de observações semanais sobre a rotina dos funcionários na UPA e também um espaço de entrevista individual para os funcionários que estivessem dispostos a conversar com a estagiária.

        As entrevistas foram direcionadas através de um roteiro pré formulado de caráter qualitativo e ajudaram a ter uma visão mais aprofundada sobre o cotidiano desses trabalhadores e as dificuldades enfrentadas por eles. Ao final da entrevista individual, foi reproduzida uma música, onde o trabalhador pudesse refletir quanto a sua caminhada que o levou até lá, além de oferecer um espaço para o entrevistado falar livremente.

Através dos dados recolhidos, foi realizado o diagnóstico organizacional para planejar meios de ajudar esses profissionais visando a sua saúde e, consequentemente, melhorando assim sua relação com o público em geral.

10. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Tendo em vista o método utilizado, notou-se que a UPA ainda necessita de mudanças, como pode-se verificar pelos dados obtidos após serem feitas as entrevistas individuais onde os funcionários que colocavam em pauta tudo aquilo que ainda falta de melhorias para conseguirem trabalhar com satisfação, como por exemplo, uma infraestrutura melhor, mais reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, mais oportunidade de crescimento profissional, além de se observar a elevada demanda e excessiva jornada de trabalho, ficando até mesmo em segundo plano outras insatisfações geradas pelo ambiente da Unidade. Em contra partida, pode-se constatar que a instituição oferece estabilidade de emprego, tendo também uma remuneração de acordo com o propósito esperado pelos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com