TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a contribuição da Farmacoepidemiologia?

Por:   •  19/9/2018  •  Monografia  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

FARMACOEPIDEMIOLOGIA

Aluna: Jéssica Alves de Araújo -2013035637

Registro de Medicamentos no Brasil

Qual a contribuição da Farmacoepidemiologia?

No Brasil o Registro de Medicamentos é feito pela Anvisa, “os estudos são inicialmente realizados em animais e em laboratórios (fase pré-clínica), para que só depois de estabelecida a segurança do fármaco e obtidas evidências de que o mesmo é eficaz, sejam iniciados os estudos em humanos. A pesquisa clínica, “antes de ser começada deve passar por aprovação de instâncias éticas e também técnicas, para que se tenha a garantia de que os estudos serão conduzidos de maneira correta e segura, garantindo que os voluntários envolvidos obtenham o máximo de benefício e o mínimo de riscos e danos”.

A solicitação do registro, é feito junto à Anvisa, para validação dos dados de qualidade, eficácia e segurança, com as respectivas responsabilidades da empresa, além do monitoramento pós-comercialização (Farmacovigilância) e os estudos clínicos fase IV - que são pesquisas realizadas depois que o produto é comercializado.

A farmacoepidemiologia é o “estudo do uso e dos efeitos dos fármacos em um grande número de pessoas”, “permite categorizar os produtos para a saúde segundo seu potencial de risco, usando vários tipos de estudos para produtos e equipamentos de uso continuo”. Através de estudos farmacoepidemiológicos é possível determinar quais são os pacientes de alto risco para utilização de determinados produtos, como um determinado produto impacta a saúde pública e comparando qual a vantagem em relação as outras terapêuticas.

Os estudos farmacoepidemiologicos revelam informações significativas a respeito da utilização e da segurança dos fármacos, esses estudos são importantes por todo o ciclo de vida do medicamento, começando antes da aprovação.

A indústria farmacêutica, quando se dispõe a produzir um medicamento utiliza o método epidemiológico para estimar o tamanho do mercado, a demografia da doença, necessidades médicas não atendidas e quais são as terapias existentes. Também são feitas estimativas possíveis de riscos e eficácia dos medicamentos.        

Referencias Bibliográficas

Registro de medicamentos: entenda o passo-a-passo para que um novo produto seja liberado pela Anvisa. http://portal.anvisa.gov.br

 Strum, Donna West. Introdução á Farmacoepidemiologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com