TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Por:   •  19/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

CURSO DE ADMINSITRAÇÃO

ÉTICA – PROF. LUIZ MAGALHÃES – 2015.2

A alma da empresa: mito ou realidade?

  1. De acordo com Lipovetsky, enumere e caracterize os quatro grandes fatores que estão na base da nova ascensão do parâmetro ético.

Primeiro: Uma sucessão de catástrofes e de perigos que acelerou a consciência relativa a preservação do meio ambiente

Segundo: novo modelo de capitalismo determinado pelas políticas neoliberais nos anos 80 e pelo desenvolvimento de inovações financeiras

Terceiro: ascensão do referencial ético no universo empresarial è também inseparável de novas estratégias de marketing.

Quarta: Cultura empresarial, com e exigência de mobilização dos empregados

  1. A promoção de uma cultura empresarial ética depende da adesão dos empregados, mas as ações para implementar esse engajamento podem gerar efeitos inversos. Explique.

  1. Quais razões levam Lipovestky a considerar que a questão ética nas empresas não se resume a mero modismo?
  1. Para o autor, uma instrumentalização da ética é algo necessariamente negativo e que deve ser rechaçado? Justifique.
  1. De acordo com o texto, podemos afirmar que uma verdadeira ética nos negócios precisa ser necessariamente desinteressada das determinações econômicas? Justifique.]

Site Ethos

  1. Em que medida podemos considerar o site Ethos como ferramenta pró ética?

Faz parte de um conjunto de ações voltadas para prevenir a corrupção e promover a ética e a integridade no meio corporativo e representa um marco para novos tempos nas relações entre Estado e setor privado, assim como nas relações entre empresas e sociedade.

  1. Quais as propostas centrais e a missão do Ethos?

A proposta central é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

  1. O que é e para que serve a ferramenta Indicadores Ethos?

A ferramenta  indicadores ethos e composta de um questionário para se fazer um autodignóstico da gestão da empresa e um sistema on-line

  1. Cite duas iniciativas do Instituto Ethos no combate à corrupção e comente cada uma.

CEPA

  1. Responda como o CEPA compreende a ética, a atividade profissional do Administrador e a importância do Código de Ética.

é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade e em atendimento a ela.

  1. Questões relativas à sustentabilidade e/ou ao meio-ambiente são contempladas no CEPA? Justifique.

Única questão relativa ao meio ambiente no cepa e o pedido para o profisiional de administração esclareça para  o cliente sobre a função social da organização  e a necessidade da preservação do meio ambiente.

  1. Como o CEPA defende os interesses da classe?

Com o artigo 9º do código do administrador

  1. Leia atentamente o capítulo que enumera as proibições e também o que fala das infrações e identifique as passagens que não deixam margem para interpretações subjetivas.

  1. Podemos considerar que um Código de Ética de uma categoria profissional garante o exercício ético da profissão? Justifique.

Não. Porque o código de ética só nos guia mas não obriga a cumprimos, depende de cada administrador se vai cumprir ou não.

Relacionando o texto de Lipovetsky com a proposta do Ethos e o CEPA.

  1. Podemos identificar semelhanças entre a abordagem de Lipovetsky e a proposta do Instituto Ethos? Por exemplo, eles consideram incompatível a existência da ética em um mundo capitalista? Ambos percebem que a questão da sustentabilidade tem contornos éticos? Etc.

  1. Da mesma maneira que na questão anterior, estabeleça uma relação entre a proposta do Ethos e o CEPA, destacando semelhanças e diferenças. Por exemplo, ambos estão orientados para a criação de uma cultura ética e ressaltam a importância de observarmos valores e princípios que contribuam para a promoção do bem comum. Por outro lado, enquanto o CEPA está focado no trabalho do administrador, as propostas do Ethos abarcam toda a cultura das organizações e estão muito mais centralizadas na questão da sustentabilidade e da responsabilidade social.

O cepa ele visa mais o homem, o administrador com seu código suas obrigações,penalidades e deveres e o  instituto ethos tem uma visão mais  na responsabilidade social e o meio ambiente tentando fazer as empresas ajudarem a mudar o mundo para algo mais social, e tentando controla a corrupção e fazendo com que as empresas tem um controle dos seus matérias que descartam assim evitando uma poluição a menos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com