TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CORRENTES FILOSÓFICAS: EPICURISMO

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

CORRENTES FILOSÓFICAS: EPICURISMO

Epicurismo foi uma doutrina criada pelo filósofo grego Epicuro, nascido por volta de 341 a.C. em Samos, ilha grega onde começou seus primeiros estudos de filosofia. Sua doutrina afirma que o homem é um “ser que sente”, portanto, essa lógica é decodificada como uma teoria sensista, ou seja, considera que todos os nossos conhecimentos vêm das sensações.

O estudo da ética epicurista é relevante porque representa, em primeiro lugar, uma doutrina inovadora para a época, sendo essa sua marca em relação a outros grandes modelos éticos. Seus conhecimentos eram disseminados na Escola Jardim, onde atraiu alunos de todas as classes sociais, sendo a felicidade um dos principais temas discutidos.

Por meio dessa reforma, Epicuro recomendava aos seus seguidores adotar uma vida simples e baseada na busca pelo prazer, sendo que para alcançar a verdade seriam necessárias reflexões a fim de estabelecer um conhecimento sobre a própria natureza, seus desejos e prazeres. Assim, diferente de outras vertentes antecessoras, seu foco não eram as leis e nem uma conduta a qual os homens deveriam seguir, mas sim a busca pela simplicidade e a felicidade (eudaimonía). Além disso, vale ressaltar que sua vertente não era somente teórica, buscando na prática encontrar soluções para os males que acometiam os homens.

A lógica de Epicuro para que o homem encontre a verdade era dividia em três dimensões: as sensações, prolepses e os sentimentos. Em relação à sensação, ela é o critério fundamental e são absolutas, sendo que qualquer conhecimento obtido por elas é verdadeiro. Já as prolepses são as representações mentais das sensações. Por fim, os sentimentos, principalmente o prazer e a dor. Por meio deles, o epicurista é capaz de julgar suas experiências discriminando os valores dos contravalores.  

Em relação à sociedade contemporânea, é possível observar que os homens concentram sua felicidade na obtenção de títulos, status e objetos materiais, associados a um estilo de vida acelerado, o que interfere de maneira negativa em seu contexto biológico, psicológico e social. Ademais, há uma preocupação excessiva em atender as vontades instantâneas, sendo elas espelhadas em atitudes de outros indivíduos, principalmente aqueles que convivem em um mesmo grupo. Assim, a maior parte da sociedade não reflete sobre a importância da simplicidade e de desfrutar os prazeres gerados pelas sensações, o que afasta a realidade atual da filosofia epicurista e o alcance de sua verdadeira felicidade.

É possível perceber uma grande semelhança entre a sociedade consumista atual e àquela envolvida na corrente filosófica epicurista (período Helenístico), já em ambas a devoção ao prazer define um estilo de vida, sendo necessária uma discussão sobre esse fenômeno que é cíclico nos contextos sociais. Dessa forma, pode-se dizer que as coisas que fazem os homens felizes hoje, são muitas das coisas que faziam os homens felizes na época de Epicuro.

Dessa forma, por meio da proposta epicurista é possível compreender aspectos que permeiam a sociedade contemporânea, conhecendo seus anseios e os fatores que afligem o homem. Além disso, é importante ressaltar que a proposta epicurista poderia ser aplicada na atualidade como uma forma de reduzir as aflições geradas por uma sociedade competitiva, de maneira que o homem usufrua de uma vida mais simples e busque aproveitar os prazeres por meio da união de três elementos: amizade, liberdade e tempo para refletir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com