TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO TEXTO: SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA

Por:   •  22/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ[pic 1]

CENTRO DE HUMANIDADES

CURSO DE FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À UNIVERSIDADE E AO CURSO

ALUNO: ANTONIO ALBERT VIDAL ALMEIDA

MATRÍCULA: 1438393

RESUMO DO TEXTO: SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA

O texto trata de problemas enfrentados por professores do curso de Filosofia do Ensino Superior em trabalhar as diversas áreas da Filofia com alunos para que os mesmos tenham o máximo de aproveitamento do conhecimento que lhes é oferecido.

Ele começa tratando da divisão existente entre a visão de filósofos e de pedagogos. Enquanto aqueles acreditam que ter um bom domínio do conteúdo ou conhecer bem um autor garantiria uma transmissão perfeita do assunto abordado, esses se esquecem do conteúdo a ser ministrado e se detém a forma como será ministrado. O ideal é unir esses dois pensamentos para que o aluno tenha uma compreensão do assunto abordado. Além disso, deve haver uma interferência do professor no processo de aprendizagem para que os resultados não sejam problemáticos.

A questão fundamental do texto é: O que fazer para que os alunos de graduação em Filosofia cheguem ao diploma com o maior aproveitamento e conhecimento filosófico possível?

Para um bom rendimento do conhecimento adquirido é necessário na grade curricular do curso disciplinas que envolvam interpretação de determinada filosofia, disciplinas como História da Filosofia já tratam disso; abordagem dos problemas filosóficos cotidianos; disciplinas temáticas, responsáveis por uma área específica da Filosofia; e, por fim, disciplinas que focalizam a análise e redação de textos.

Pode-se ensinar história da filosofia de várias formas diferentes. Uma delas é a ênfase na ordem cronológica, o que vai fazer com que o aluno perceba a ordem cronológica e uma continuidade na tradição filosófica, mas tenha um conhecimento superficial. Outra forma é estudar de forma mais abrangente sem se restringir a qualquer área específica, nesse caso a ordem cronológica é menos importante e os exames dos argumentos mais privilegiados. Fazer distinção entre autores fundamentais e não fundamentais não é necessário, mas não é irrelevante; o mais importante é os alunos iniciantes terem conhecimento das filosofias mais acessíveis e os mais avançados das filosofias menos acessíveis. É interessante que o aluno possa aprender as duas maneiras de estudar Filosofia.

Outra questão que surge é: Como ensinar a pensar filosoficamente? O que deve-se fazer, a princípio, é tornar os problemas conhecidos pelos alunos bem como algumas soluções; e, em seguida, discutir os argumentos, ensinando-os a analisar e avaliar os argumentos apresentados, de um lado e de outro da questão.

O que diferencia as disciplinas históricas das temáticas é que estas tratam de temas centrais, como o conhecimento, a política, lógica, ética, etc, enquanto aquelas se detém em temas metafísicos.

O problema causado pela deficiência em disciplinas que trabalhem técnicas de leitura e escrita em textos acadêmicos tem sido considerável a ponto de interferir, de forma negativa, em dissertações de mestrado e teses de doutorados. Por não ser algo fácil de se aprender, o ideal seria ter mais disciplinas ao longo do curso que ensinassem essas técnicas pois, em disciplinas temáticas ou históricas o professor não pode se deter a ensinar e sacrificar parte do seu conteúdo para ensinar tais técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (126.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com